Geral
Congressos sobre agroecologia reunirão produtores e pesquisadores da América Lat
Para discutir práticas agrícolas menos agressivas ao meio ambiente e ao consumidor, será realizado, em Curitiba, o 4º Congresso Brasileiro e 2º Congresso Latino-Americano de Agroecologia. Estudantes e pesquisadores têm até 30 deste mês para inscrever seus trabalhos. Os melhores artigos serão selecionados para apresentações no congresso, que contará com estandes, palestras, mesas-redondas e visitas técnicas.
O conceito de agroecologia surgiu nos anos 70, quando pesquisas revelaram a relação entre doenças e produção de alimentos. Os danos causados no meio ambiente pelos agrotóxicos e adubos químicos também afetam, diretamente, o consumidor, já que os produtos continuam contaminados depois da colheita. Isso ocorre principalmente nas monoculturas dependentes de insumos químicos.
A agroecologia se baseia na agricultura sustentável e familiar e em sistemas produtivos diversos e complexos, adaptados às condições de cada local e às redes regionais de distribuição e produção de alimentos. A premissa da agroecologia está na dinâmicas da natureza. A sucessão natural permite que a fertilidade do solo se restaure sem o uso de fertilizantes minerais e que se cultive sem o uso de agrotóxicos.
SUSTENTABILIDADE
A preocupação com a sustentabilidade é a característica principal desta ciência, já que, são necessárias as garantias de preservação do ambiente, dos recursos hídricos, dos ecossistemas naturais, da vida silvestre e ao mesmo tempo, a segurança alimentar do consumidor.
O encontro se propõe a discutir esses temas, de
Além de todas as discussões técnicas, palestras e visitas campais, atividades culturais também serão feitas. Um palco será montado para manifestações artísticas e culturais regionais, nacionais e latino-americanas. Estão confirmadas as presenças do Coral Angolano e do grupo de fandango Mandiquera de Paranaguá.
As inscrições para os congressos podem ser realizadas pelo site www.agroecologia2009.org.br até 30 de outubro. É obrigatório, que o autor, faça a inscrição e pague o boleto em seu nome, para que o trabalho seja publicado nos anais.
Fonte: SEAB-PR