Geral
Projeto-piloto de erradicação da tuberculose bovina é lançado no RS
Um projeto-piloto nacional de controle de tuberculose e brucelose de bovinos e bubalinos foi lançado nesta quarta-feira (14),
Inédito nacionalmente, o projeto tem como objetivo conquistar certificação oficial do Mapa, reconhecendo as 2.700 pequenas propriedades rurais dos municípios da região da comarca (Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro) como livres de brucelose e tuberculose bovinas, em aproximadamente um ano e meio.
“Será um marco histórico na evolução da pecuária leiteira e respectiva cadeia produtiva no Rio Grande do Sul e no País, pela preservação da saúde pública e pela valorização dos animais, do leite e seus derivados”, afirma o chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul (SFA/RS), Bernardo Todeschini.
Posteriormente, as propriedades rurais da região da comarca terão a sua localização georreferenciada. Dessa forma, os 35 mil bovinos serão identificados com série numérica do Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).
Fonte: Ministério da Agricultura