CRMV-PR celebra 40 anos com jantar comemorativo

Publicado em: 23/11/2009 13:53 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

Na noite do último dia 20, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná realizou em Curitiba antar alusivo aos seus 40 anos de fundação. A celebração lotou o Restaurante do Golfe, do Graciosa Country Club, com a participação de autoridades, profissionais, funcionários do CRMV-PR e acadêmicos.

“A Medicina Veterinária e a Zootecnia evoluíram e ampliaram muito os campos de especialidades nestes 40 anos. As duas profissões, que eram eminentemente masculinas, hoje possuem o ar da graça das mulheres, que não raramente, superam a metade dos acadêmicos dos respectivos cursos. Profissionais estas que tem exercido as suas atividades com competência, seriedade e, sobretudo, muita ética”, enalteceu o presidente do CRMV-PR, Masaru Sugai, em seu discurso.

Na cerimônia foi realizado o lançamento oficial do Programa de Zoonoses – Região Sul no Paraná pelo coordenador do Programa no Estado, médico veterinário Leonardo Nápoli. Ele também integra a Comissão de Zoonoses e Bem-Estar Animal do CRMV-PR. Nápoli apresentou um vídeo com detalhes sobre o programa, personagens e também mostrou Manual de Zoonoses impresso e o site www.zoonoses.org.br. “O objetivo é informar e conscientizar a população sobre os riscos que as zoonoses podem trazer à saúde, seja ela pública ambiental ou animal”, frisou o coordenador. Ele também fez a entrega simbólica de um exemplar do manual ao representante do CFMV no evento, o conselheiro federal Antonio Felipe Wouk.

O evento seguiu com homenagens aos funcionários que trabalham há mais tempo no Conselho: Fernando Manoel de Araújo, desde 1983; Maria Isabel Coxia de Ferro, contratada em 1988; Erineo Pflek, 1989; Marcos Aparecido Pflek, 1991; e Altamir Simioni, 1992; que receberam o reconhecimento e os aplausos por parte dos participantes.

Os cinco primeiros profissionais inscritos no CRMV-PR também foram homenageados com Diploma de Honra ao Mérito. A família do primeiro zootecnista, Ambires Cecílio Machado Riella, já falecido; a primeira médica veterinária Marlene Almeida e a família do segundo médico veterinário José Daniel Van Der Broocke Filho, receberam as honrarias. Não puderam estar presentes durante a cerimônia: Adão Geiss (2º zootecnista); Humberto Carlos Vieira Codagnone (3º zootecnista); André Costi Pandolfo (4º zootecnista); José Esteves Junqueira Neto (5º zootecnista); José Quirino dos Santos (1º médico veterinário); Renato Afonso Glaser (4º médico veterinário); e Carmo Oliveira da Rocha (5º médico veterinário).

Também foram prestadas homenagens aos profissionais que vêm contribuindo para o desenvolvimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia. São eles: Alexandre Lopes Kireeff, presidente da Sociedade Rural do Paraná; Arnaldo Bandeira, diretor-presidente do Instituto Emater-PR; Daniel Gonçalves Filho, superintendente do Ministério da Agricultura (MAPA) no Paraná; o assessor especial do MAPA, Newton Pohl Ribas; o vice-governador Orlando Pessuti; o secretário nacional de Defesa Agropecuária do MAPA, Inácio Afonso Kroetz;  o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), Ronei Volpi; e o reitor da Universidade Estadual de Londrina, Wilmar Sachetin Marçal.

O vice-governador falou em nome dos homenageados: “Minha vida pessoal e política sempre esteve ligada aos assuntos do campo. É com muito orgulho que me lembro dos tempos em que estive à frente deste Conselho. Nestes 40 anos a classe ganhou reconhecimento e hoje a população entende o quanto as questões de sanidade animal são importantes no nosso dia-a-dia, seja na nossa alimentação ou no convívio com nossos bichinhos de estimação”, completou.

Apoio

Os eventos alusivos aos 40 anos do CRMV-PR contaram com o apoio das empresas: Itaipu Binacional, SENAR-PR, Universidade Positivo, Biocom Distribuidora de Produtos Veterinários, Abissal Design e Comunicação, Operativa Gestão de Pessoas, Freegraf Editora Gráfica, Ajir Gráfica, Intervet-Schering e Cetron Indústria e Comércio de Móveis.

Veja todas as fotos em Galeria de Imagens.