Programa de Zoonoses busca conscientizar população

Publicado em: 02/12/2009 12:35 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

O CRMV-PR lançou em novembro o Programa de Zoonoses – Região Sul, fruto da parceria dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e que prevê a disseminação de informações e conscientização da população sobre os riscos que as zoonoses podem trazer à saúde pública. “Neste primeiro momento, o programa aborda com destaque as dez zoonoses com maior incidência e importância na região”, comenta o presidente do CRMV-PR, Masaru Sugai. “A idéia é a constante atualização dos materiais, com a publicação de outras zoonoses em novos volumes, bem como a atualização periódica do endereço na internet”, acrescenta. No site www.zoonoses.org.br está disponível para download a versão digital do Manual.

Outro intuito do programa é enriquecer o material técnico do site com contribuições de profissionais. Interessados em participar devem encaminhar os artigos para o e-mail jornalismo@crmv-pr.org.br . Em parceria, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária dos três estados do Sul lançaram dois veículos de comunicação, o manual impresso e um website. O objetivo é alertar a população sobre os riscos à saúde pública, animal e ambiental, que podem ocorrer com a disseminação de zoonoses com maior incidência na região.

No Paraná, o programa é coordenado pelo médico veterinário Leonardo Nápoli, membro da Comissão de Zoonoses e Bem-Estar Animal do CRMV-PR.