Geral
Alunos da UTP conquistam o 5º lugar no Prêmio WSPA
Publicado em: 08/12/2009 12:51 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini
A equipe Welfare Animal, formada por quatro alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná, conquistou o 5º lugar no Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal. A competição, que durou seis meses, reuniu 418 alunos de 70 universidades de 20 estados.
Os alunos Adrieli Gomes Antunes, Luciana Vargas, Sandra Vogel e Thierry Grima de Cristo, orientados pela professora Maria Aparecida Alcântara, concorreram com outros 100 grupos, formados por 418 alunos, de 70 universidades de 20 estados, que apresentaram trabalhos com temas desde o nascimento dos animais até o abate e o consumo. “Concorrer com tanta gente e ficar em 5º lugar deixa um sabor de vitória. Foram seis meses desenvolvendo cinco tarefas padrão que exigiam muita leitura, pesquisa e entrosamento de equipe. O empenho foi grande porque acreditamos que os animais merecem todo o nosso respeito. O prêmio maior foi acompanhar as mudanças de postura e da maneira de pensar dos alunos ao final das tarefas”, explica a professora Maria Aparecida Alcântara.
A aluna Luciana Vargas conta que o trabalho feito pelo grupo consistiu em muita pesquisa literária com relação ao bem-estar dos animais. “Também fizemos visitas a um local onde criam suínos e por último produzimos um vídeo educativo sobre o processo de abate. O objetivo era mostrar para as pessoas de onde vem o alimento que elas consomem.”
Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Ana Laura Angeli, a Tuiuti foi a única universidade do Paraná a conseguir esta colocação. “O resultado é um incentivo importante para que os nossos alunos continuem a produzir trabalhos de qualidade como este.”
Prêmio WSPA – O Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal, uma iniciativa da Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA (World Society for the Protection of Animals), tem a finalidade de difundir os conceitos de bem-estar animal baseados nas evidências científicas mais atualizadas e estimular o conhecimento de temas relacionados. É dirigido a universitários e, embora tenha foco junto aos estudantes de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Biologia, é aberto à participação de alunos de todas as áreas da graduação. O concurso é gerido pela WSPA Brasil e elaborado em parceria com o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, o Núcleo de Pesquisa em Ambiência da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), e a Universidade Federal de Santa Catarina.
Fonte: Imprensa UTP
Fonte: Imprensa UTP
Voltar