Geral
Genéricos veterinários avançam
Foi aprovado, ontem, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, substitutivo que prevê a produção de medicamentos genéricos para uso veterinário. Os compostos poderão ser fabricados para fins farmacêuticos, mas não para a composição de vacinas, soros ou substâncias destinadas a diagnósticos, higiene e embelezamento animal. O texto ainda será votado na Comissão de Assuntos Sociais e apreciado no plenário.
A aprovação foi considerada positiva pelo vice-presidente do CRMV-RS, José Arthur Martins. Segundo ele, isso deve reduzir os gastos dos pecuaristas. "Na criação de animais de grande porte, o custo é representativo e, com esta liberação, o pecuarista deverá ter despesa menor."
Na ocasião, também foi aprovada realização de audiência pública para debater possíveis inconsistências no Censo Agropecuário de 2006, divulgado recentemente pelo IBGE. Segundo a senadora Kátia Abreu, o órgão teria errado ao publicar valores do Índice de Gini para a concentração fundiária com base no censo. Ainda foi definido o adiamento da votação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater), que deverá ocorrer hoje (quarta-feira) às 14h30min.
Fonte: Correio do Povo