Geral
Vacinação contra aftosa começa dia 1º
Pohl Ribas informou que a campanha será lançada na Fazenda Modelo do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar),
A segunda etapa da vacinação se estende até o dia 20 de novembro. Os criadores têm até o dia 30 do próximo mês para comprovar a vacinação junto às unidades veterinárias da secretaria. A não comprovação pode resultar em multa de R$ 76,45 por animal não vacinado. O Departamento de Fiscalização (Defis) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem o cadastro das propriedades e respectivos rebanhos para monitorar a vacinação.
A meta, destacou Ribas, é atingir 100% dos rebanhos de bovinos e bubalinos do Estado, lembrando que, na primeira etapa, em maio, a vacinação espontânea abrangeu 97,6% dos animais. O secretário lembrou, ainda, que o Paraná é o sétimo maior produtor de bovinos de corte, com 221,3 mil rebanhos e quase 9,9 milhões de cabeças.
O trabalho de vacinação assistida, com acompanhamento de técnicos do Defis e representantes dos conselhos municipais de sanidade animal, de acordo com Ribas, será reforçado entre criadores de pequenos rebanhos, comunidades indígenas e áreas de litígio. Segundo ele, em geral, são nesses pequenos criatórios que a imunização deixa de ser realizada. Ele também defendeu maior rigor na vigilância epidemiológica nas fronteiras entre os estados e com países vizinhos.
Fonte: Folha de Londrina