Geral
Lista de discussão aborda temas da vigilância sanitária
Com a ajuda desse instrumento, é possível efetuar uma troca ágil de informações sobre ocorrências, conceitos, estudos, experiências e preocupações relacionadas a surtos, casos suspeitos e eventos adversos ou inusitados com repercussão para a saúde pública. Quem participa da lista fica sabendo o que está acontecendo no Brasil e aumenta as chances de ser proativo e viabilizar ações preventivas adequadas à comunidade.
As notícias veiculadas pela Lisas têm uma relação estreita com a vigilância sanitária. Entre os temas abordados estão: medicamentos falsificados, saneantes clandestinos, intoxicações, surtos de alimentos contaminados, células-tronco e gripe aviária.
Esse sistema é inspirado na iniciativa ProMED-mail, um programa mantido pela International Society for Infectious Diseases (ISID), que atinge um número superior a 30 mil estudiosos em mais de 160 países.
A Lista de Adversidades em Saúde é fruto de uma parceria entre a Anvisa, a Fundação Educacional Charles Darwin da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Anvisa