Geral
Estudo da UFPR leva em conta DNA de peixes para melhorar as espécies
O objetivo é implantar um plano de repovoamento de peixes assistido por marcadores moleculares de DNA (características do DNA que diferenciam dois ou mais indivíduos e são herdadas geneticamente.), considerada a melhor maneira para a conservação de recursos biológicos.
Os programas de repovoamento para recuperação de estoques pesqueiros através da reprodução induzida (em laboratório) e larvicultura assistida (etapa do processo de produção em cativeiro de organismos aquáticos) devem considerar diversos fatores, como o grau de comprometimento dos estoques, a estrutura genética destes estoques e o tamanho da população.
O projeto será desenvolvido paralelamente a outros da UFPR de repovoamento, como o de camarão, caranguejo, robalo, lambari e jundiá. Os animais alvo deste estudo serão as fêmeas utilizadas no processo de reprodução artificial em laboratório e seus descendentes e animais capturados nos ambientes fonte. Os resultados desse trabalho serão divulgados por meio de relatórios técnicos, apresentações em congresso e em revistas especializadas.
Fonte: Agência Estadual de Notícias