Geral
Saúde imuniza 923 animais no bloqueio contra a raiva
A campanha de vacinação anti-rábica de bloqueio promovida pela Secretaria Municipal da Saúde em uma área do Pinheirinho, na semana passada, imunizou 923 animais domésticos e de rua. A informação é do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV) do órgão, que previa a imunização de aproximadamente mil animais.
A ação aconteceu na quinta e na sexta-feira passadas. Foram imunizados 464 cães machos e 396 fêmeas, além de dezoito gatos machos e 31 fêmeas. Outras catorze doses foram aplicadas em animais de rua. “Foi um trabalho bem abrangente e que reforça a segurança dos moradores e de seus animais”, disse o coordenador do CCZV, biólogo Juliano Ribeiro.
Todos os cães e gatos vacinados foram localizados no raio de quinhentos metros do local onde, dias antes, morreu um gato doméstico. O animal foi infectado pela variante 4 do vírus da raiva, encontrada em morcegos insetívoros Tadarida brasiliensis. Provavelmente o felino se contaminou ao brincar ou tentar caçar o animal, quando acabou sendo mordido – daí a importância e não tocar nesses animais, caso sejam encontrados dentro e casa, no jardim ou quintal.
Antes de fazer a vacinação de bloqueio para animais, a Secretaria Municipal da Saúde deu acompanhamento à família onde vivia o gato. Seus quatro moradores foram imediatamente submetidos a tratamento anti-rábico.
Morcegos
Se você mora em regiões da cidade onde existem morcegos, preste atenção às seguintes informações:
1) Qualquer espécie de morcego pode transmitir a raiva para o ser humano ou
outro mamífero;
2) As pessoas devem evitar o contato direto com morcegos vivos ou mortos;
3) Não se deve provocá-los e nem tentar capturá-los;
4) Mantenha pessoas e animais afastados do ambiente ou local onde o morcego se encontra;
5) Caso entre em contato direto e/ou for mordido, deve-se procurar a unidade de saúde ou o centro de urgências médicas (CMUM) mais próximo para o tratamento adequado.
6) Ao encontrar um morcego caído ou em situação incomum (durante o dia, caído no chão ou dentro de residências), deve-se ligar para o telefone 156;
7) Caso algum animal doméstico entre em contato com morcegos, deve-se manter o animal sob observação e avisar imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde, via 156, para as devidas providências.
8) Caso perceba alteração de comportamento ou morte do animal que teve contato com o morcego, avisar imediatamente a SMS pelo telefone 156.
Agressão por cão ou gato
Lesões causadas por um desses animais precisam de cuidados. Veja o quê e como fazer.
1) Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
2) Procurar com urgência a Unidade de Saúde ou Centro Médico de Urgências Médicas (CMUM) mais próximo;
3) Não matar o animal e deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de raiva;
5) Dar água e alimentar normalmente o animal, em local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas e animais;
6) Voltar imediatamente ao serviço de saúde onde você já foi atendido se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento;
7) Nunca interromper o tratamento profilático sem determinação do serviço de saúde.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde