Geral
Produtores e técnicos debatem formas agroecológicas de produção
O objetivo do encontro é fazer com que produtores, técnicos e acadêmicos das ciências agrárias discutam formas de produção animal e vegetal sem agredir a natureza, oferecendo bem-estar aos animais e às pessoas que trabalham na atividade. A Agroecologia utiliza as práticas orgânicas para produzir alimentos, não utilizando agrotóxicos, transgênicos e confinamento dos animais para produção. Outro preceito da Agroecologia no trato com os animais é empregar terapias como a homeopatia e a fitoterapia no tratamento dos rebanhos, evitando os resíduos medicamentosos nos produtos de origem animal.
De acordo com Carlos Armênio, os padrões utilizados para a produção de alimentos não são sustentáveis. “A Agroecologia tem desafios para enfrentar. Não basta apenas conservar o ambiente, é preciso recuperá-lo; é preciso também reinventar o ambiente rural, vincular produtores e consumidores, dar sentido à agricultura e usufruir do avanço humano”, disse.
“A visão ecossistêmica na produção animal” foi o tema da segunda palestra, ministrada pelo médico veterinário e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Antonio Carlos Machado da Rosa.
Após o intervalo para o almoço, as discussões recomeçam às 14h sobre o Controle Homeopático da Mastite, com o palestrante Adriano Ribeiro Echevarne de Souza, médico veterinário da Echevarne Agronegócios, de Passo Fundo. No final do dia será realizada a mesa redonda Fitoterapia, Homeopatia, Medicina Chinesa, Biodinâmica e Agricultura Natural.
2º dia
No segundo dia de evento serão tratados os temas: Medicina Tradicional Chinesa no Tratamento de Ruminantes; O Uso de Técnicas Agroecológicas na Produção em Escala; Manejo e Pastagem para uma Produção Ecológica; O Uso de Fitoterápicos na Sanidade de Ruminantes e Legislação e Certificação da Produção Orgânica de Origem Animal e suas Relações com a Medicina Veterinária.
O 1º Encontro Paranaense de Produção Animal na Agroecologia é uma promoção do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), da Emater-PR, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), do Centro Brasileiro de Homeopatia Veterinária (CBHV), da Associação Médica Veterinária Homeopática do Paraná (AMVHP) e da Associação Paranaense de Buiatria.
Mais informações www.encontroagro.pr.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação