Senado aprova Política Nacional de iLPF

Publicado em: 27/05/2010 11:51 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Linhas de crédito rural e prioridade na concessão de benefícios associados a programas de infra estrutura estão entre os incentivos especiais a que poderão ter direito os produtores que adotarem o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), desenvolvido pela Embrapa e parceiros. O Projeto de Lei (PLC 78/08) que institui a Política Nacional de iLPF foi aprovado nesta terça-feira, 25/05, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), no Senado Federal.

Entre os objetivos do Projeto está ainda o estimulo à atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica assim como atividades de Transferência de Tecnologia. Pesquisadores da Embrapa prestaram assessoria à Comissão fornecendo dados técnicos sobre o sistema que alia produção com sustentabilidade. Isso é obtido por meio da integração das atividades agrícolas, pecuárias e florestais, fazendo com que convivam numa mesma área a partir da sincronização de suas etapas de produção, que se retroalimentam.

“A implantação de políticas públicas de estímulo à adoção do sistema poderá resultar na adesão do produtor em mais larga escala”, avalia o agrônomo da Embrapa Transferência de Tecnologia, Luiz Carlos Balbino. Para ele, a recuperação em médio e longo prazos dos 50 milhões de hectares de pastagens degradadas existentes atualmente no País depende dessa adesão em massa.

O técnico coordena o programa de transferência de tecnologia para iLPF por meio do qual, desde 2005, a Empresa atua na disseminação do sistema instalando Unidades de Referência Tecnológica (URTs), que atualmente somam mais de 180 nas regiões do País. Balbino acompanha a tramitação de matéria relativa ao tema no Congresso ao lado da chefe da Assessoria Parlamentar da Embrapa, Cynthia Cury. Segundo ela, o projeto segue agora para o plenário do Senado e depois será apreciado pela Câmara dos Deputados.

Cury lembra que são dois projetos sobre o tema: o PLS 260.2007, de autoria do ex-senador Expedito Junior (PR/RO) e o PLC 78/2008, de autoria do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB/DF). “Na Comissão de Meio Ambiente foi relatado pelo Senador Gilberto Goelnner (DEM/MT), que teve seu parecer aprovado e na CRA foi relatado pela Senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN), que também apresentou um texto substitutivo aos projetos e que foi aprovado, criando a Política Nacional de iLPF”, conclui.

A tramitação do PLC 78/08 pode ser acompanhada pelo site do Senado Federal: http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=85198

Fonte: Embrapa Transferência de Tecnologia