II Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região

Publicado em: 11/08/2010 12:47 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Sensibilizar e qualificar apicultores da região norte do Paraná, disponibilizando informações que contribuam para a profissionalização do setor apícola, é a proposta do II Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região, que será realizado no município de Ortigueira, nos próximos dias 19 e 20 de agosto.
O consultor do Sebrae/PR, Fabrício Pires Bianchi, conta que o evento deve reunir cerca de 200 apicultores. Segundo ele, a proposta do encontro é criar um ambiente de troca de experiências e de conhecimento entre os participantes. "Queremos gerar uma permuta de informações entre os apicultores e também entre as entidades relacionadas à apicultura. O Seminário cria um espaço para que os integrantes do setor possam dialogar", assinala o consultor.

Fabrício Bianchi acrescenta que pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Londrina, que atuam no Projeto de Identificação do Mel do município de Ortigueira, iniciado em junho, estarão presentes, para atender apicultores e oferecer informações sobre as etapas e a importância da proposta, pioneira no Paraná.

O conhecimento da origem botânica do mel, de suas particularidades físico-químicas, sensoriais e microbiológicas, e de sua relação com a região de procedência, pode gerar um diferencial no mercado e contribuir para uma maior valorização do produto. Para auxiliar os produtores de mel do município de Ortigueira a alcançarem esses e outros objetivos, o Sebrae/PR vem desenvolvendo, desde 2007, uma série de ações na localidade, que fazem parte do Programa APIS.

"A realização do Seminário de Apicultura mobilizou muitas entidades e o esforço de várias pessoas para organizar o evento. Para os apicultores, essa é uma oportunidade imperdível de atualização de conhecimentos. Vale a pena reservar esses dois dias para pensar o presente e futuro da atividade", incentiva Fabrício Bianchi.

O gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, pontua que a entidade, juntamente com outras instituições, atua em prol do setor da apicultura na região estimulando a competitividade da cadeia produtiva. "O município de Ortigueira já é um grande produtor de mel e a estratégia da entidade para impulsionar o setor é estimular a competitividade por meio de mecanismos que gerem agregação de valor para produtos e processos. A certificação é uma forma eficiente de diferenciação e ampliação da comercialização", frisa.

Programação

Na quinta-feira, dia 19, serão realizadas duas oficinas na sede do Sindicato Rural de Ortigueira, que fica na Avenida Laurindo Barbosa Macedo, 1.480. No período da manhã, das 8 às 12 horas, Sebastião Ramos Gonzaga, da Associação Paranaense de Apicultores, ministra a oficina Meliponídeos (abelhas sem ferrão). À tarde, entre 14 e 18 horas, Luiz Antônio Ballardin, da Apicultura Ballardin, conduz a oficina Produção de Pólen.

No dia 20 de agosto, sexta-feira, as atividades do II Seminário de Apicultura acontecem no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, localizado na Avenida Laurindo Barbosa Macedo, 1.445. A abertura oficial, às 8 horas, antecede a apresentação de Rudenei Fischer, do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), sobre as linhas de crédito disponíveis para apicultura. Na sequência, Fabrício Bianchi, do Sebrae/PR, fala aos participantes sobre a continuidade do Programa APIS 2010/2011.

Às 9 horas, Reginaldo Barroso Resende, da Carteira de Apicultura do Sebrae Nacional, aborda o tema "Cenário da Apicultura no Brasil e no Mundo - Desafios e Oportunidades do Mercado de Mel". Para fechar as palestras técnicas da manhã, Edna Mayumi Yuahasi Miura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) trata o assunto "Estabelecimentos Relacionados".

No início da tarde, o evento segue com a palestra "Integração da Cadeia Apícola", conduzida por Rosimery de Fátima Oliveira, da Dusendont Assessoria e Consultoria. Luiz Antônio Ballardin, da Apicultura Ballardin, encerra o II Seminário de Apicultura debatendo sobre "Motivação e Produção de Pólen".

Inscrições e informações sobre o II Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região pode ser obtidas pelo telefone (42) 3277-1388.

Parcerias de peso

A realização do II Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região é um esforço conjunto dos parceiros: Sebrae/PR, Prefeitura de Ortigueira, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Associação de Produtores de Mel de Ortigueira (Apomel), Casa do Mel, Sistema FAEP, Sindicato Rural de Ortigueira, Consórcio Cruzeiro do Sul e Sicredi.

Gigante em produção

A Associação de Produtores de Mel de Ortigueira (Apomel) reúne 45 associados responsáveis por cerca de 90% da produção total de mel no município de Ortigueira, 6,5% no Paraná e 0,6% no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2008 (último ano em que os dados estão disponíveis até o momento), a produção total no município naquele ano foi de 4,6 mil toneladas. Estima-se que existam em Ortigueira aproximadamente 175 apicultores.

Fonte: Sebrae/PR