Projeto Papai Noel dos Correios 2010

Publicado em: 03/12/2010 09:48 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

De todos os programas desenvolvidos no Brasil pelos Correios, sejam da área ambiental, social ou esportiva, o projeto Papai Noel dos Correios é o mais conhecido pela população e, com certeza, o que mobiliza um número cada vez maior de voluntários. Uma das principais atividades do projeto é manter viva a magia do Natal, onde as crianças que escrevem ao Papai Noel têm a esperança de ter seus sonhos realizados. Muitas delas até esquecem de seus sonhos de crianças e não pedem bonecas ou carrinhos, pedem material escolar ou roupas.

As pessoas interessadas em apadrinhar as crianças carentes têm até dia 3 de dezembro para adotar as cartas. Qualquer pessoa pode colaborar com o Projeto, basta entrar em contato com a “Casa do Papai Noel” pelo telefone (41) 3310-2512 ou prpapainoel@correios.com.br.

Papai Noel dos Correios

O projeto surgiu há muitos anos, quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao Bom Velhinho. Sensibilizados com o conteúdo de muitas delas, alguns empregados procuravam atender aos pedidos por meio de ação solidária entre colegas; outros envolviam também a comunidade. Em 1997, a iniciativa transformou-se em projeto corporativo, passando a ser desenvolvida em todas as 28 Diretorias Regionais da Empresa. Em 2009, os Correios no Paraná receberam 619.966 cartas, das quais 34.999 atendiam aos critérios do projeto e 25.215 tiveram seus pedidos atendidos.

Como funciona hoje

São aceitas no Projeto cartas manuscritas de crianças de até 10 anos, recebidas até 1°/12/10 e enviadas pelas escolas localizadas em regiões de vulnerabilidade social. Cartas de crianças ou adultos que chegarem através das escolas que não atendem a este quesito serão descartadas.

Esse novo critério foi adotado com base na experiência dos anos anteriores para evitar transtornos como:

- crianças enviando até 50 cartas – o projeto previa a adoção de apenas uma carta por criança, o que acarretava desgaste da equipe de leitura e identificação destas cartas;

- muitas cartas vinham sem endereço ou incompletas – também gerava atraso no processo de cadastramento, pois os voluntários tinham que pesquisar e muitas vezes não conseguiam decifrar e preencher o endereço completo;

- sobrecarrega da operação de entrega - precisava-se voltar a uma rua várias vezes ou até mesmo localizar endereços em regiões onde não possuem nomes de ruas ou numeração.

Confira como será o cronograma:

• Envio das cartas para as escolas – 14/10
• Lançamento do projeto – 5/11
• Adoção das cartas até 3/12
• Entrega dos presentes pelas empresas até 3/12
• Entrega dos presentes pelos padrinhos até 10/12
• Entrega dos presentes pelos Correios nas escolas até 17/12

Para atender o maior número de cartinhas os Correios contam com a solidariedade de empregados e voluntários e com o cumprimento dos prazos, pois todos os esforços serão feitos para que os presentes doados sejam entregues nas escolas antes do último dia letivo.

Em Curitiba, além da casa do Papai Noel, que fica na Rua João Negrão, 1251, os voluntários podem ter acesso às cartinhas para adoção nas seguintes agências:

Rua XV de Novembro, 700 - Centro;
Marechal Deodoro, 298 - Centro;
Rua Holanda, 202 - Bacacheri;
Rua João Bettega, 459 - Portão;
Rua Mateus Leme, 1310 – Centro Cívico.
No interior do Estado, procure a agência principal da cidade.

Fonte: ECT