Conselho Agropecuário do Sul terá presidência brasileira em 2011

Publicado em: 25/10/2010 12:25 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, tomou posse, nesta sexta-feira, 22 de outubro, como presidente do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). Após dois dias de reunião, em Santiago (Chile), Rossi recebeu, em nome do governo brasileiro, a direção do conselho pelo período 2010/2011, em substituição ao ministro de Agricultura do Paraguai, Enzo Cardozo.

O CAS foi criado em 2003, no âmbito do Mercosul, e constitui foro de discussão e coordenação de ações em políticas públicas para a agricultura dos governos dos países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Na declaração assinada pelos seis ministros de Agricultura, ao término da 19ª reunião ordinária, a melhoria do status sanitário do Cone Sul foi considerada objetivo estratégico para a região.

Nesse sentido, o apoio à cooperação técnica necessária à Bolívia será uma das prioridades dos governos e é de grande interesse para preservar a situação do Brasil em relação à febre aftosa. A presença da doença no país vizinho tem sido usada como pretexto por concorrentes para tentar barrar a entrada da carne bovina brasileira em alguns mercados internacionais.

Parcerias para fazer da região uma potência exportadora de alimentos também foram acordadas no âmbito do CAS. Como parte da estratégia, serão aprofundadas políticas públicas que atendam, prioritariamente, as áreas de sanidade vegetal e animal, negociações internacionais, análises de risco e seguro agropecuário. Sobre a situação da biotecnologia nos países do conselho, os ministros se comprometeram em fortalecer marcos regulatórios e instrumentos para a garantia da utilização de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) na região.

Fonte: Ministério da Agricultura