Conesco completa 29 anos

Publicado em: 28/10/2010 12:23 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

O Colégio Nacional de Educação Sanitária e Comunicação para Saúde (Conesco) comemorou ontem (27/10) 29 anos de existência. A entidade tem por finalidade assessorar e colaborar com entidades técnicas, científicas, culturais e educacionais (nacionais e internacionais) que executem trabalhos de educação sanitária. O Conesco não tem fins lucrativos e congrega médicos veterinários, engenheiros agrônomos, comunicadores, ambientalistas, pedagogos, biólogos, médicos e demais profissionais especializados ou vinculados à educação sanitária e comunicação para saúde.

Desde a sua criação, em 27 de outubro de 1981, já capacitou mais de 3 mil técnicos em todo o Brasil e, em 2006 , participou da elaboração do Programa Nacional de Educação Sanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que resultou no PROESA, em 2008.

O fiscal federal agropecuário do Mapa, Ailton Santos Silva, presidente nacional e sócio-fundador do Conesco, destaca a necessidade de valorizar a educação sanitária no País nas instâncias federal, estadual e municipal. “É necessária a participação da população e de suas lideranças técnicas e políticas neste processo, o que exige a exata compreensão do papel estratégico da educação sanitária e de sua repercussão no âmbito econômico, social, ecológico e cultural”, comentou.

O presidente da entidade afirmou ainda que a educação sanitária não deve ser confundida com as campanhas sazonais. “São ações contínuas, a médio e longo prazos, com o objetivo de promover a necessária mudança de comportamento das pessoas para que assumam atitudes favoráveis à saúde”. O Conesco está estruturado em quatro câmaras setoriais: Ambiental, Animal, Vegetal e Humana.

No dia 1º de outubro próximo passado, 13 fiscais federais agropecuários da SFA/PR concluíram as Fases I e II do Curso de Educação Sanitária, com o apoio da Secretaria de Defesa Agropecuária-SDA/MAPA, SFA/PR, IMA/MG e Conesco.

Santos Silva lembra que o ponto de partida para a criação do Conesco ocorreu em 1976, quando foi realizado em Campinas (SP) o 1º Curso de Educação Sanitária e Comunicação, promovido pelo Ministério da Agricultura em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Os técnicos formados pelo curso foram os precursores do Conesco, entre os quais Francisco de Assis Sampaio, Magali Martins de Oliveira e Araújo Caixeta, Ângelo Garbossa Neto, Telma Regina de Paula, Cláudio Amarílio Barbosa, José Alberto Rossi, Armando Salvador e Antônio Rocha Dias.

Fonte: DSPR