CFMV divulgará seu posicionamento sobre a leishmaniose visceral

Publicado em: 03/12/2010 10:17 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

Com o término do Fórum de Leishmaniose Visceral, em 22 e 23 de novembro, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) elaborará um documento apresentando seu posicionamento sobre a Leishmaniose Visceral e os temas relacionados a esta. O Fórum foi acompanhado pelos Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs e convidados, além dos que assistiram pela internet e também enviaram mensagens pelo Twitter.

Para o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, foram dois dias em que a Medicina Veterinária brasileira mostrou a sua força, a sua potencialidade, a sua jovialidade, o seu conhecimento, a sua profundidade e a sua responsabilidade. “Nós saberemos caminhar ouvindo todos os lados e todas as posições”, afirmou ao final do evento. Ele enfatizou a importância da participação das organizações convidadas que contribuíram para os esclarecimentos e apresentação de dados atualizados.

O representante da Organização Pan-Americana da Saúde Panaftosa (OMS/OPAS), Fernando Leanes, comentou que o evento foi muito importante e se equipara às discussões que estão sendo realizadas em outros países. “É muito bom que seja o Conselho Federal de Medicina Veterinária que esteja liderando esta discussão. Por sua atuação com os Regionais ele tem grande potencial para apoiar o trabalho que o Estado precisa cumprir”. Ele enfatizou a necessidade de consenso entre as diferentes opiniões para que exista o avanço no combate à doença e avalia, ao final do Fórum, que existe “boa intenção” para isso.

Leanes também enfatiza a importância da conscientização e participação dos Médicos Veterinários privados no combate a doença. “Nós precisamos, principalmente, trabalhar o cão que não foi infectado, pois ele está em risco”, afirmou. Ele acredita que os profissionais privados e os Centros de Controle de Zoonoses são importantes para divulgação e esclarecimento, pois estão em contato direto com os proprietários de animais.

Para o Presidente da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais (Anclivepa Brasil), Paulo Carvalho de Castilho, o evento foi válido por ter apresentado os dois lados de ação contra a Leishmaniose Visceral. Castilho acredita que foi importante a apresentação de dados e avanços científicos.

O Fórum foi organizado pelo CFMV com apoio da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV