Brasil volta a exportar carne bovina termoprocessada para os EUA

Publicado em: 28/12/2010 16:52 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

Vendas do produto estavam suspensas há sete meses

As exportações de carne bovina termoprocessada brasileira para os Estados Unidos recomeçaram nesta segunda, dia 27. As vendas do produto estavam suspensas há sete meses, o que causou queda de 22% nas exportações de carne brasileira em 2010.

Inicialmente, 12 dos 26 frigoríficos que vendiam o produto para o mercado norte-americano estão autorizados a retomar a comercialização. Segundo o Ministério da Agricultura, a indústria optou por reduzir o número de fornecedores, mas manteve o volume de produção, que deve alcançar novamente os US$ 20 mil ao mês até junho de 2011.

As empresas optaram por diminuir o número de fábricas que operavam e também fidelizar mais o relacionamento com os fornecedores. É uma cadeia mais curta, mas mais segura – diz o assessor da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Marques.

A comercialização estava suspensa desde maio, quando a carne brasileira apresentou resíduos do vermífugo ivermectina acima dos limites permitidos pelos Estados Unidos. O Brasil formulou um plano de ação, e as fábricas tiveram que se adaptar. A retomada das vendas só foi anunciada na última sexta, dia 24. De acordo com o ministério, as mudanças também beneficiam o mercado interno.

Nós vamos ter uma proteção mais adequada, sendo verificada com metas da empresa e do produtor rural e com isso todos vão sair ganhando – diz Marques.
O governo federal deve anunciar esta semana novas medidas para o setor da carne. As mudanças tornam mais exigente o controle na produção, exportação e ainda no combate à febre aftosa.

Fonte: Canal Rural