Norberto Ortigara assume pasta da Agricultura e do Abastecimento

Publicado em: 04/01/2011 14:34 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

O economista Norberto Anacleto Ortigara assumiu a pasta da Agricultura e do Abastecimento em substituição ao engenheiro agrônomo Erikson Camargo Chandoha. A cerimônia de transmissão de posse, bastante prestigiada com a presença do vice-governador Flavio Arns e cerca de mais de 500 pessoas, ocorreu nesta segunda-feira, 3, na sede do Instituto Emater, em Curitiba.

Ortigara anunciou a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), conforme compromisso assumido pelo governador Berto Richa durante o período de campanha. Para isso pretende levar o esboço do projeto de lei para o governador encaminhar para a Assembléia Legislativa ainda neste mês de janeiro.

O secretário destacou que não abre mão do trabalho em parceria com as cooperativas, sindicatos rurais patronais e de trabalhadores rurais e dos movimentos sociais. Em sua gestão, pretende priorizar as parcerias com instituições públicas e privadas, a transparência e promover a melhoria do ambiente de negócios no campo.

O secretário anunciou os integrantes de sua equipe na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) assim como todas as diretorias das empresas vinculadas. Participaram da cerimônia de posse deputados federais, estaduais, federais, representantes dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário no Paraná, da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná, da Superintendência do Banco do Brasil no Paraná e da Companhia Nacional doe Abastecimento no Paraná (Conab), entre outras instituições.

De acordo com o vice-governador Flavio Arns, que representou o governador Beto Richa, a agricultura é uma das prioridades do novo governo porque é a mola propulsora da riqueza desse Estado. Segundo Arns, a agricultura gera emprego e renda por isso não devem ser alimentados os conflitos. “Todos precisam de orientação técnica, financiamentos, estradas para o escoamento e tudo isso é importante para agregar valor e tem que ser feito num trabalho de articulação entre as secretarias”, afirmou.

Segundo Arns, todas as secretarias como Segurança, Educação, Saúde, Habitação deve, estender suas ações ao campo. Para ele, o novo governo deve dialogar com cooperativas, sindicatos, trabalhadores e saber deles o que eles tem a oferecer ao Paraná. Nesse governo não será dito “eu, mas sim nós vamos conseguir, nós vamos fazer pois um trabalho só é bom quando é fruto de um esforço coletivo”, destacou. “Se conseguirmos isso teremos a união. Só há união se houver compromisso com o dialogo, respeito e solidariedade”, completou.

Chandoha destacou que entrega a pasta da Agricultura, após 10 meses de gestão, com um bom cenário. A produção agrícola superou os 32 milhões de toneladas de grãos, o caminho para o Estado se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação foi aberto e que daqui para frente o Paraná tem que buscar o caminho da excelência na produção e agroindustrialização, com produtos bons e diferenciados. Chandoha atribuiu o bom momento que vive a agricultura paranaense ao trabalho dos servidores do sistema da Agricultura do Paraná e ao trabalho de seus antecessores à frente da Seab.

Objetivos

Norberto Ortigara listou os quatro os objetivos que vão nortear sua gestão à frente da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. A primeira delas será promover a melhoria da qualidade de vida no meio rural, através de ações que viabilizem a habitação e saneamento rural, regularização fundiária, educação, alfabetização e capacitação no campo. Também prometeu uma atenção especial com os jovens e idosos no campo e também com agricultores assentados.

Em seguida, pretende concentrar esforços para melhorar a competitividade das cadeias produtivas e estimular novos negócios, como forma de melhorar a renda dos produtores. Para isso pretende incrementar o trabalho da pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), mais eficácia na gestão da logística da produção até o porto de Paranaguá, estimular nova matriz produtiva e criar a agência de defesa agropecuária, conforme compromisso assumido pelo governador Beto Richa.

Um terceiro objetivo – acentuou – dando continuidade ao trabalho iniciado por Chandoha - será o de tornar mais sustentável o modelo agrícola com a conservação dos solos e água, a redução dos impactos de agroquimicos no campo, a preservação da biodiversidade, reposição florestal e proteção de nascentes.

Por fim, disse que não vai se esquecer que tão importante quanto a promoção do desenvolvimento rural será o priorizar o abastecimento. Ortigara destacou que pretende promover e qualificar o abastecimento e a segurança alimentar e nutricional, com a ampliação das centrais de abastecimento e a reestruturação dos mecanismos de acesso aos alimentos através de compras diretas, apoio ao mercado do produtor e outros instrumentos. Outra prioridade nessa área, será atender as populações em situação de vulnerabilidade social que precisam do alimento, afirmou.

Ortigara afirmou ainda que pretende recuperar a capacidade da Seab e suas empresas vinculadas, como Emater, Codapar, Iapar, Ceasa, Claspar e CPRA que devem trabalhar de forma harmoniosa visando resultados positivos para o produtor rural. O secretário disse que pretende manter a execução de programas que estão dando certo na Seab como o Leite das Crianças e o Trator Solidário.

Integrandes da equipe da Seab:

Chefe de Gabinete – Vera da Rocha Zardo

Direção Geral – Otamir Cesar Martins