1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

As atividades da VET 2011 iniciaram oficialmente no mundo


Publicado em: 27/01/2011 12:16 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

 


Com a reunião de organizações que representam a Medicina Veterinária no mundo, foi realizado na segunda-feira, dia 24 de janeiro, a cerimônia de abertura oficial da VET 2011 em Versailles, na França.

Estiveram presentes, o Presidente da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat; o Presidente do Comitê Organizador da VET 2011, Jean François Chary; o Presidente da Associação Mundial de Veterinários Tjeerd Jorna e o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda (foto), dentre outros representantes de instituições.

Nas palestras magnas foram detalhadas as informações sobre a história da Medicina Veterinária no mundo e sobre o papel do Médico Veterinário nas três vertentes defendidas pela organização. São elas: Veterinário na saúde, Veterinário para a alimentação e Veterinário para a sustentabilidade do planeta.
Também se apresentaram representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO).

Todos ressaltaram a importância do conceito único de saúde, no qual cada vez mais o Médico Veterinário tem participação na prevenção de problemas à saúde humana, os quais se agravam de forma crescente. Foi evidenciado, também, que o Médico Veterinário participa de pesquisas em Medicina comparada para contribuir com o diagnóstico e tratamento de doenças do homem, além daquelas existentes nos animais.

VET 2011 – A primeira escola de Medicina Veterinária do mundo foi fundada em Lyon, em 1761; seguida, em 1764, pela Escola de Veterinária de Alfort, próximo a Paris. Ambas foram iniciativas de Claude Bourgelat na França.

Ao ser a primeira escola no mundo a estabelecer a formação em Medicina Veterinária, é atribuída a esta data a criação oficial da profissão de Médico Veterinário. Portanto, neste ano, comemora-se os 250 anos da existência do ensino desta profissão no mundo. Bourgelat também foi o primeiro cientista a sugerir que o estudo da biologia e patologia animal poderiam melhorar a compreensão sobre a biologia e patologia humanas.

Dentre esses e outros motivos, as organizações mundiais que representam a Medicina Veterinária no mundo se reuniram para propor que, em 2011, fosse celebrado o ano da Medicina Veterinária no Mundo (VET 2011). Estão previstas ações em 58 países durante todo o ano, com o objetivo principal de mostrar a importância do Médico Veterinário para a saúde, alimentação e sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV


 

 

Galeria

Voltar
Top