Geral
Conseleite: metodologia desenvolvida no Paraná chega ao Mato Grosso do Sul
Produtores rurais e indústrias da cadeia do leite do Mato Grosso do Sul lançaram nesta sexta-feira (11) o Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul, o Conseleite-MS. A iniciativa vai fortalecer o setor lácteo sul-mato-grossense, pois fornecerá os fundamentos básicos para a implantação de um processo de autogestão do setor para a formação de preços da matéria-prima.
A exemplo do que já ocorre em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a metodologia a ser utilizada no Conseleite-MS foi desenvolvida no Paraná, onde é aplicada há oito anos. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, dará assessoria para o novo Conselho. No Mato Grosso do Sul, o Conseleite é composto por representantes dos produtores rurais e dos laticínios. Os membros são indicados pela Federação da Agricultura do Mato Grosso do Sul (Famasul) e pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado (Silems).
Conseleite
O objetivo do Conselho é a organização da cadeia produtiva e principalmente a valorização do produto. Através dele é possível traçar um valor de referência para o leite a partir de pesquisas de preço. No Paraná, a ferramenta é utilizada maciçamente pelos produtores e indústrias. De acordo com pesquisas da entidade, dos 187 laticínios que compram leite no Estado, 83,4% afirmam utilizar o Conseleite.
Fonte: Seprotur / Sistema FAEP