Geral
Escorpiões amarelos assustam população de Goioerê
Escorpiões têm assustado moradores de Goioerê, na região noroeste do Estado. Desde o início do ano, a Vigilância Sanitária do município já capturou quarenta animais, sendo a maioria da espécie conhecida como “escorpião amarelo”.
Segundo o médico veterinário da Vigilância Sanitária de Goioerê, André Sakata, grande parte dos indivíduos foram encontrados na região de Cidade Alta. Até agora, já foram notificados dois casos de acidentes envolvendo picadas de escorpiões. Porém, o número pode ser maior.
“Sabemos que algumas pessoas, quando picadas, não procuram o serviço de pronto-atendimento. Em adultos, o veneno do escorpião amarelo geralmente provoca dor aguda. Porém, em idosos e crianças, que têm a imunidade mais baixa, pode causar parada respiratória e cardíaca, levando à morte”, afirma.
O escorpião vive em locais úmidos e onde há predominância de alimentos. Gosta de se esconder entre entulhos, frestas e buracos de tijolos. Por isso, para evitar a proliferação dos animais, a população de Goioerê está sendo aconselhada a retirar entulhos de seus quintais e reforçar a limpeza de suas casas.
Quem encontrar um escorpião deve imediatamente comunicar o fato à Vigilância. Esta, por sua vez, irá realizar uma vistoria dentro e nas intermediações do local onde a presença do animal foi verificada.
Fonte: Paraná-Online