Geral
Ciclo de palestras tem como foco Saúde Ambiental
Profissionais e acadêmicos se reuniram em Curitiba, na última sexta-feira (29/04), para participar do ciclo de palestras “O Veterinário e o seu Papel na Saúde Ambiental”. O evento, promovido no Auditório do Instituto Emater-PR, foi realizado pela Comissão Nacional de Saúde Ambiental (CNSA), do CFMV, com o apoio do CRMV-PR.
Na abertura do evento, o médico veterinário Leonardo Nápoli, presidente da Comissão de Zoonoses e Bem-Estar Animal do CRMV-PR, enfatizou a integração entre a Medicina Veterinária e o meio ambiente. “Estamos vivendo um momento muito importante, que a sociedade está debatendo o novo Código Florestal. E o médico veterinário está diretamente ligado à questão. Por isso, precisamos participar desta discussão”, ressaltou Cláudia Scholten, presidente da Comissão Nacional de Saúde Ambiental do CFMV. Também participaram da mesa de abertura os médicos veterinários Sérvio Túlio Reis, presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal; e Lucyenne Popp, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e membro da Comissão de Meio Ambiente do CRMV-PR.
O ciclo de palestras teve início com a apresentação da médica veterinária Maria do Rosário Lira Castro. Ela falou sobre a atuação do médico veterinário em resgate, identificação, manejo, atendimento clínico e destinação da fauna selvagem. “Todas as atividades da Medicina Veterinária causam impactos ambientais, mas cabe a nós reduzirmos isso de alguma forma”, frisou. Na sequência, Maria Auxiliadora Gorga Luna destacou os licenciamentos ambientais para atividades produtivas e a atuação do médico veterinário na vigilância em saúde.
No período da tarde foram realizadas três palestras. A primeira, ministrada por Maria Izabel Merino de Medeiros, abordou as interfaces das atividades do médico veterinário na gestão ambiental e o impacto no meio ambiente por indústrias de produção animal. Já Cláudia Scholten enfatizou a legislação ambiental e os processos de certificação. Na última palestra, o tema destacado por Luciano Menezes Ferreira foi a abordagem sobre a área ambiental nos cursos de graduação da Medicina Veterinária.
Fonte: Assessoria de Comunicação