Acapameve empossa novos acadêmicos titulares

Publicado em: 26/05/2011 12:17 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

A Academia Paranaense de Medicina Veterinária (Acapameve) empossará nesta sexta-feira, dia 27 de maio, os novos acadêmicos titulares: Alexandre Antonio Jacewicz, Antonio Carlos Nascimento, Élio João Ventura e Masahiko Ohi. A sessão solene acontecerá no Auditório do Instituto Emater-PR, em Curitiba, às 20h.

Novos acadêmicos

Alexandre Antonio Jacewicz, 74 anos, médico veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná em 1961. Ingressou no Ministério da Agricultura no início dos anos 60 como fiscal federal agropecuário, órgão em que desempenhou suas atividades profissionais até 1994, quando se aposentou. Após, passou a prestar consultoria à Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e ao Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (FUNDEPEC) por treze anos, participando como observador nas assembleias anuais da OIE, Cosalfa, RIMSA.

Antonio Carlos Nascimento, 59 anos, médico veterinário graduado no ano 1976 na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), é o idealizador do projeto de extensão universitária Carroceiros de Curitiba, o qual prevê o atendimento dos cavalos de catadores de materiais recicláveis de Curitiba. A iniciativa ganhou a credibilidade dos carroceiros, passando a atender animais da região metropolitana de Curitiba: como Colombo, Piraquara e Pinhais. Mais de 2 mil animais já foram atendidos pelo projeto.

Antonio Sampaio, 62 anos, médico veterinário desde 1973, pela Universidade Federal do Paraná. É o primeiro médico veterinário homeopata do Brasil e autor do livro: “Homeopatia em Medicina Veterinária”, obra lançada em 1995. Em sua atuação profissional, teve passagem pelos estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Atualmente, é clínico homeopata em Curitiba e coordenador de Medicina Veterinária do curso de Homeopatia da Fundação de Estudos Médicos Homeopáticos do Paraná.

Élio João Ventura, 62 anos, formou-se em Medicina Veterinária no ano de 1973 pela Universidade Federal do Paraná. Possui cursos de especialização em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas, e Gerência em Meio Ambiente, pela Universidade de Washington (EUA). Sua carreira profissional teve início na Secretaria Estadual da Agricultura; passando pelo Ministério da Agricultura; Itaipu Binacional; Governo do Estado do Paraná; Conselho Federal de Medicina Veterinária; e Prefeitura Municipal de Curitiba, onde atualmente trabalha como diretor do Departamento de Educação Alimentar e Nutricional.

Masahiko Ohi, 61 anos, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1975) e mestrado em Farmacologia pela mesma instituição (2002). Desde 1978 atua como docente da UFPR nas disciplinas de Farmacologia Veterinária, Farmacologia Básica, Anestesiologia, Princípios de Toxicologia e Farmacologia Aplicada à Nutrição. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Toxicologia, atuando principalmente nas seguintes ações: resíduos químicos em alimentos de origem animal, riscos da automedicação, toxicologia pré-clínica, extensão universitária, proteção e bem-estar animal, políticas de ensino de Medicina Veterinária e avaliação de cursos de Medicina Veterinária.

A Acapameve foi fundada em 1999 com o objetivo de cultivar o estudo da Deontologia, contribuir para o progresso da ciência, contribuir em soluções dos problemas ligados à profissão e estimular o estudo científico da Medicina Veterinária.