1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Bali lança segunda fase de campanha antirrábica


Publicado em: 27/05/2011 12:58 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

 


Após o sucesso da primeira fase da campanha de vacinação contra raiva em toda a extensão da ilha de Bali, a WSPA recebeu, com grande satisfação, um novo comunicado do governo local do país: as autoridades reafirmaram o seu compromisso com a vacinação em massa, e lançaram a segunda fase da campanha.
Durante essa nova etapa, as equipes formadas pelas autoridades locais percorrerão toda a ilha para vacinar, pelo menos, 70% dos cães. Devido ao nascimento de novos filhotes a cada ano, é indispensável promover duas, ou até três rodadas de vacinação, de modo a manter a imunidade contra a doença em toda a ilha. A segunda rodada de vacinação foi lançada em três principados de Bali e, muito em breve, os outros seis deverão seguir o exemplo.

Padrões mundiais para o Controle da Raiva

A vacinação em massa de espécies transmissoras da raiva (no caso de Bali, os cães) é reconhecida internacionalmente como sendo o meio mais eficaz para o controle e a erradicação da raiva. A indução da imunidade graças à vacinação dessas espécies cria uma barreira eficaz à disseminação da doença, levando à sua erradicação.

A WSPA financiou o primeiro programa de vacinação em toda a extensão da ilha de Bali, como uma alternativa aos métodos ineficazes de controle da doença que eram anteriormente aplicados como, por exemplo, o sacrifício de cães.

Ray Mitchell, Diretor de Campanhas da WSPA, tem boas perspectivas quanto aos objetivos da campanha: “a manutenção do programa no seu formato atual representa uma oportunidade única para Bali alcançar sua meta de erradicar a raiva em 2012. E Bali ainda está servindo de exemplo a outros países, ganhando destaque como líder no controle da raiva em humanos”, constatou o diretor.

Atraindo colaboradores

As campanhas antirrábicas em Bali despertaram muita atenção desde o primeiro surto da doença, em 2008. Em decorrência dessa visibilidade, diversos organismos aliaram suas forças para atuar no controle do surto, com uma enorme preocupação em manter tanto a saúde humana quanto o bem-estar animal.

A maioria dos trabalhos de campo referentes ao projeto foi desenvolvida pela Bali Animal Welfare Association (BAWA), em conjunto com as autoridades locais e com a Yudisthira Animal Welfare e a Indonesian Animal Welfare (InAW), organismos defensores do bem-estar animal.

Essa iniciativa maciça empregou mais de 400 balineses até o final de março deste ano, e recebeu um financiamento da WSPA, com apoio do Governo Australiano e do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal. A campanha também foi apoiada pela Organização Mundial de Saúde e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Uma primeira fase de muito sucesso

Durante a primeira fase do programa, iniciada no final de 2010, mais de 210 mil cães (70% da população canina de Bali, estimada em 300 mil animais) foram vacinados contra a raiva.

Os resultados foram muito positivos: os casos de morte em seres humanos por raiva sofreram uma queda de quase 50% ao longo de quatro meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os casos de raiva em cães também apresentaram uma diminuição.

Tamanho êxito permite à WSPA exibir o exemplo de Bali como um estímulo à adoção de práticas humanitárias de controle da raiva em toda a Indonésia e no Sudeste Asiática. A campanha é parte da nossa campanha mundial pelo fim do extermínio desumano de animais saudáveis.


Fonte: WSPA

Galeria

Voltar
Top