1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Nova técnica pode levar produção de seda para outros países


Publicado em: 03/06/2011 09:46 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

 


A maior parte da seda produzida nos dias atuais vem de casulos de bichos-da-seda domesticados, que são criados na tentativa de se produzir casulos fáceis de desfibrar e em seda fácil de tingir.

Existem muitas espécies de bichos-da-seda, mas alguns casulos são mais difíceis de desemaranhar.

Uma técnica recém-descoberta, porém, é capaz de facilitar o processo, o que pode ajudar a indústria da seda a se expandir para outras regiões além da Ásia, segundo um estudo do jornal "Biomacromolecules".

Pesquisadores da Inglaterra e do Quênia descobriram uma forma de remover a camada mineral que cobre os casulos dos bichos-da-seda selvagens usando uma solução acidífera. Ao remover essa camada, sem danificar a seda, fica mais fácil o trabalho de desembaraçar os longos fios de seda dos casulos, diz o estudo.

"Você deve usar substâncias químicas para desmineralizar, mas não deve usar nada que seja prejudicial a ponto de danificar a qualidade da seda", explica o zoólogo da Universidade de Oxford e um dos autores do estudo, Fritz Vollrath.

Segundo ele, como as texturas e as cores de sedas selvagens podem se diferir das da seda produzida por larvas domesticadas, as primeiras seriam altamente valiosas para a indústria da moda.

O método ainda possibilita o aumento da produção de seda na África e na América do Sul, onde o clima é favorável para as larvas selvagens --no momento, a indústria sericicultora mantém seu foco na China e na Índia.

"A seda ocupa pouco espaço, mas é um produto de valor altíssimo", revela Vollrath. "Como produto agrícola, ela leva, de forma séria e real, benefícios a regiões mais pobres."

Fonte: Folha de S. Paulo

 

Galeria

Voltar
Top