Secretário defende conciliação entre crescimento econômico e proteção ambiental

Publicado em: 22/06/2011 12:42 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

Como garantir o crescimento econômico do Paraná e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente. Este foi o foco da palestra do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, nesta terça-feira (21), durante o Congresso Paranaense da Indústria, que está sendo realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

“Praticar sustentabilidade exige responsabilidade. É nisso que estamos trabalhando”, afirmou o secretário. Ele participou do painel Meio Ambiente e Licenças Ambientais, juntamente o diretor-financeiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Antenor Pinheiro, e o diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes.

A questão ambiental foi apontada pelos empresários como um dos temas prioritários para o desenvolvimento da indústria com competitividade e segurança.

Como adequar as exigências ambientais ao crescimento da indústria no Paraná e a desburocratização dos processos de licenciamento ambiental estiveram entre os temas abordados pelo secretário. Ele explicou que um grupo especial foi criado para analisar os licenciamentos estratégicos. “O meio ambiente não pode ser um entrave para o desenvolvimento econômico e o grande desafio hoje está em crescer sem destruir”, declarou Iurk.

Segundo ele, apesar da necessidade, o processo de descentralização de serviços não pode ser tratado de forma imediatista. “A legislação deve ser revisada para agilizar a descentralização e melhorar a qualidade na gestão ambiental, mas sempre com o devido cuidado e valorização dos servidores”, afirmou.

Metas

O secretário apresentou aos empresários algumas das ações que a secretaria pretende adotar ainda este ano. Entre elas, o Programa Bioclima – que tem como principal estratégia o pagamento por serviços ambientais –, a política estadual de resíduos sólidos e a descentralização de ações em parceria com os municípios.

Como ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável, Jonel Iurk citou o Programa Zoneamento Ecológico Econômico, que está sendo coordenado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG), em parceria com outras Secretarias de estado. “Estamos finalizando a compilação cartográfica e vamos promover audiências públicas para debater com os setores produtivos. O Zoneamento Ecológico Econômico é um documento imprescindível para o planejamento estratégico das atividades do estado”, disse.

A transversalidade também foi uma das propostas mencionadas. Segundo Iurk, a secretaria se prepara para uma reestruturação técnica e pretende fazer audiências públicas oferecendo aos cidadãos a oportunidade de discutir todas as questões de forma democrática e encontrar soluções rápidas para os problemas ambientais no Paraná.

Resíduos

O presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, falou sobre a implantação da política estadual de resíduos sólidos. O Instituto irá orientar os municípios para o cumprimento da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões, bem como o estímulo à coleta seletiva e a formação de associações de coletores. “Estamos elaborando uma série de iniciativas que irão integrar a política ambiental do Paraná com enfoque na preservação ambiental, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida das populações que vivem no campo e nas cidades”, disse Márcio.

Fonte: Agência Estadual de Notícias