Curso de perícia judicial de alimentos capacita médicos veterinários do Exército

Publicado em: 01/09/2011 09:45 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

Major Fernanda Carvalho Peixoto

Dezenove médicos veterinários, oficiais integrantes do quadro do Exército, e um da Marinha, participaram do curso Perícia Judicial na Área de Alimentos: ferramentas e laudos, organizado pelo Instituto de Capacitação e Desenvolvimento Profissional – Incadep, de Curitiba, em parceria com a Diretoria de Abastecimento, do Exército Brasileiro. O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, no 5º Batalhão de Suprimentos, em Curitiba.

A importância do curso foi ressaltada pela major Fernanda Carvalho Peixoto, que há oito anos está à frente da Diretoria de Abastecimento do Exército, em Brasília. De acordo com a oficial, os participantes são responsáveis pelas análises laboratoriais dos alimentos servidos aos 222 mil homens que compõem o Exército. “São 3,5 mil laudos técnicos emitidos por ano pelos médicos veterinários, baseados em normatização que sempre está sendo ajustada. Portanto, esses profissionais são peças fundamentais no processo e precisam sempre se atualizar em relação às questões do controle de qualidade física de sanitária dos alimentos”.

De acordo com a major Fernanda, o trabalho dos médicos veterinários também traz resultados financeiros para o Exército. “Por conta da atuação técnica destes profissionais na análise e controle de alimentos, deixaram de ser mal aproveitados 16 milhões de reais, em 2010, uma economia de 8% de recursos orçamentários”, calculou.

Esta é a primeira vez que se realiza um curso desta natureza para os médicos veterinários que atuam no Exército. O programa versou sobre vários assuntos relacionados à perícia judicial na área de alimentos e reuniu médicos veterinários de todos os laboratórios de controle, qualidade e segurança alimentar do Exército. A primeira aula foi ministrada por Rupérsio Álvares Cançado, doutor em tecnologia de alimentos, perito judicial do Poder Judiciário Federal e professor da pós-graduação em tecnologia de alimentos para pequenas agroindústrias da Universidade do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. A segunda ficou a cargo da mestre em Ciências Jurídicas, Amélia Lopes Cordeiro, juíza de Direito do Poder Judiciário do Paraná e professora de legislação sanitária de alimentos. Também é diretora do Incadep, organizador do curso.

Durante a abertura do curso, o médico veterinário e presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet-PR), Cezar Pasqualin, saudou os participantes, enaltecendo a função dos profissionais também para o Exército e para a Medicina Veterinária. Abordou a importância da capacitação e sugeriu que os médicos veterinários divulguem o trabalho que realizam nos 22 cursos de medicina veterinária do estado. “As faculdades formam 900 médicos veterinários por ano e o campo de trabalho no Exército é uma oportunidade promissora”, avaliou.

Do Paraná, participaram do curso os médicos veterinário major Jader Oliveira da Silva, a capitã Simone Caneparo e a primeira-tenente Mariana Fernandes Naime.