Convênio visa à troca de informações entre CRMV-PR e SEAB-PR

Publicado em: 06/09/2011 12:51 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) consolidaram parceria com a assinatura de convênio que visa à troca de informações cadastrais entre as duas entidades.
O convênio, assinado na terça-feira (6) pelo presidente do CRMV-PR, Masaru Sugai, e pelo secretário de estado, Norberto Ortigara, permite a manutenção do Cadastro Estadual Único Agropecuário – CEUA, dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas atividades nas diversas áreas de competência do Conselho.

De acordo com o presidente do CRMV-PR, com o convênio haverá otimização no cruzamento de informações no âmbito da fiscalização e inspeção sanitária de produtos de origem animal, cujo foco principal é o consumidor. “É de responsabilidade do médico veterinário a inspeção de qualquer produto de origem animal que tenha como destino a população. E cabe ao Conselho fiscalizar a atuação destes profissionais. Todos os dados dos médicos veterinários estarão disponíveis quando a Secretaria precisar em seu trabalho de fiscalizar a produção pecuária”, argumento Masaru Sugai.

A consolidação da parceria em defesa da saúde da população do Paraná também foi destacada pelo secretário Norberto Ortigara após assinar o convênio. “A Seab sempre contou com a colaboração do Conselho e, agora, a parceria está enriquecida com esta troca de informações”. Destacou ainda que o banco de dados de médicos veterinários é de fundamental importância para o trabalho que a secretaria desenvolve no estado e, principalmente, para a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor paranaense.

Participou da assinatura do convênio, o diretor do Defis - Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária - Defis, Marco Antonio Teixeira Pinto.