Geral
Mapa aperta cerco contra adição de soro em leite
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Mapa, a norma substitui a IN nº 22, de 14 de abril de 2003, que estabelecia os padrões de análises dos produtos. De acordo com o fiscal
Com o aperfeiçoamento dos métodos analíticos será possível saber sobre a qualidade do leite comprado pelas indústrias. Araújo destacou também que a fraude pode gerar um processo administrativo e multas para as indústrias.
O uso do soro é permitido apenas em alguns produtos lácteos, mas não no leite puro. Fiscais do Mapa pretendem recomeçar em breve a coleta de amostras de leite nas indústrias para serem testadas pelos Lanagros, informou a assessoria de imprensa do Mapa.
A nova instrução normativa deverá ajudar no processo de medição de qualidade de laticínios. "Excluindo o uso do soro de queijo como fraude econômica, quantidades pequenas de CMP servem como um indicador da higienização no processamento de leite", explicou o fiscal.
Segundo notícia do
Para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) a mudança privilegiará os produtores que primam pela qualidade. "É importante que se aplique regras para beneficiar quem realmente trabalha com o leite", declarou o secretário geral da federação, Elton Weber.
Fonte: MilkPoint