Eventos comemoram os 250 anos do ensino da Medicina Veterinária no mundo

Publicado em: 05/08/2011 12:34 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

Com apoio do CRMV-PR, o Sindivet-PR está preparando uma extensa programação para comemorar os 250 anos da implantação do ensino de Medicina Veterinária no mundo. A primeira escola foi fundada na França, em Lyon, em 1761. Três anos depois, foi a vez de Paris ser contemplada com outra escola. Ambas, iniciativa de Claude Bourgelat.

As ações se iniciam no dia 9 de novembro, com um encontro técnico dos profissionais que atuam na defesa sanitária animal. Voltado para médicos veterinários de órgãos governamentais e iniciativa privada, o evento vai discutir o controle e prevenção das doenças dos animais diretamente impactantes na exportação de carnes, tendência do mercado mundial de carnes e configuração da defesa sanitária animal do Paraná para os próximos dez anos.

Também está prevista a realização de encontro nacional dos coordenadores de cursos de Medicina Veterinária no Brasil, no dia 10 de novembro. Na pauta de discussões, a situação do ensino brasileiro da Medicina Veterinária e as tendências do mercado empregador. Os coordenadores também vão debater a proliferação de cursos e a qualidade do ensino, bem como o papel do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Medicina Veterinária na regulação e abertura de novos cursos. O evento ainda avaliará o desempenho dos atuais.

Manual

Ainda como parte da programação comemorativa aos 250 anos do ensino da Medicina Veterinária, está marcado para o dia 10 de novembro o lançamento nacional do Manual de Orientação Profissional do Médico Veterinário. Na mesma data, o Sindivet-PR abre espaço para a divulgação de trabalhos técnicos de profissionais.

As comemorações do 250º aniversário do ensino de Medicina Veterinária se encerram com um jantar de confraternização para 450 convidados, marcado para o dia 10 de novembro. Neste dia, está prevista uma série de homenagens a segmentos que se destacaram nas áreas de agricultura, pecuária e agronegócios no Paraná e no Brasil.

Paralelamente, acontece no dia 11 de novembro, os acadêmicos de Medicina Veterinária se reúnem para falar sobre atividade, formação, mercado de trabalho e sucesso profissional, e doenças infecciosas da reprodução animal de importância econômica nos bovinos.