Encontro trata de bioética e direitos dos animais

Publicado em: 09/08/2011 12:19 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

Numa iniciativa do Instituto Abolicionista Animal, com sede na Bahia, acontece em Curitiba, entre os dias 15 e 17, na sede da OAB-PR, o I Congresso Brasileiro de Bioética e Direitos dos Animais. O instituto tem por finalidade é defender a libertação dos animais não-humanos de toda forma de exploração ou crueldade praticada por seres humanos, utilizando-se de todos os meios legais e institucionais admitidos pelo ordenamento jurídico. Uma de suas missões é abolir todas as formas de escravidão animal.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.oabpr.org.br.
Mais informações: www.abolicionismoanimal.org.br

Dia 15 de setembro

18h – Abertura, credenciamento e entrega dos materiais

18h30 – Solenidade de abertura com a participação da presidente do Instituto Abolicionista Animal, Tagore Trajano; do vice-presidente do Instituto, Danielle Tetu Rodrigues; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraná - José Lúcio Glomb; do presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/PR - Alessandro Panasolo; so secretário do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo SDC/MAPA - Erikson Chandoha; do coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC/PR - José Gustavo Franco; do engenheiro civil e ex-deputado federal Marcelo Almeida.

19h15 - Conferência Magna de Abertura, proferida por Heron José de Santana Gordilho, da Universidade Federal da Bahia - UFBA

20h - Coquetel de Abertura

Dia 16 de setembro

9h - A História do Movimento dos Direitos dos Animais
Presidente da mesa: Mery Chalfun - Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro
Palestrantes: Marly Winckler (SVB), Ana Zelinda Buffara (Polícia Federal) e Bruno Muller (UERJ)

10h - Tendência e Avanços na Bioética: qual o caminho a percorrer....
Presidente da mesa: Vânia Rall (OAB/SP)
Palestrantes: Carlos Naconecy (Oxford Centre for Animal Ethics) e Maria da Glória Collucci (UFPR)

11h - Solidariedade e Autonomia: debates interdisciplinares do Direito
Presidente da mesa: Nádia Mikos – Unicuritiba
Palestrantes: Maria Auxiliadora Minahim (UFBA), Fernanda Medeiros (PUC/RS) e César Serbena (UFPR)

12h15 - Intervalo para almoço

14h – Filosofia Ambiental: correntes fundamentais do debate animal
Presidente da mesa: Luciano Rocha Santana (MP/BA)
Palestrantes: George Guimarães (Veddas) e Renata Freitas Martins (OAB/SP)

15h – Direito da Fauna e Direitos dos Animais: qual a diferença?
Presidente da mesa: Heron José de Santana Gordilho (UFBA)
Palestrantes: Vânia Tuglio (MP/SP), Edna Cardozo Dias (FUMEC) e Anaiva Oberst (MPF)

16h – Animais em Juízo
Presidente da mesa: Renato Rodrigues Filho (UNICEMP)