Senado presta homenagem aos 250 anos da Medicina Veterinária

Publicado em: 26/10/2011 11:56 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

Conselheiro federal Antônio Felipe Paulino de Figueiredo Wouk, secretário-geral do CRMV-PR, Juliano Hoffmann, e o presidente do Conselho Federal de Me

A Organização Mundial de Saúde Animal escolheu 2011 como Ano Mundial da Medicina Veterinária. No dia 17 de outubro, o Senado Federal promoveu sessão especial para celebrar a data. A homenagem foi realizada a pedido da senadora Ana Amélia (PP-RS), motivada pela comemoração, neste ano, dos 250 anos de criação da profissão de médico veterinário.

Ana Amélia comparou os veterinários a um exército que tem o conhecimento e instrumentos tecnológicos como armas para enfrentar o desafio de conciliar a defesa da sanidade animal com a segurança alimentar. E avaliou sua atuação frente ao serviço de vigilância sanitária animal como fundamental para projetar o Brasil como exportador de carnes no mercado internacional.

“Nas mãos dos veterinários está o enorme desafio de produzir com qualidade e segurança não só para a saúde dos animais, mas das pessoas que consomem a carne que produzimos. A exportação desses produtos contribui para o superávit da balança comercial brasileira e a ampliação de nossas reservas internacionais”, comentou Ana Amélia, realçando o compromisso assumido pelo Ministério da Agricultura de livrar o país da febre aftosa até 2013.

O senador Antônio Russo (PP-MS) afirmou que o empenho das autoridades em combater enfermidades que atacam os rebanhos - como a aftosa - tem levado países a reverem sua decisão de suspender a compra de carne brasileira. O parlamentar também reconheceu que a inovação tecnológica deu um novo impulso à prática da medicina veterinária, colocando-a em sintonia com as novas demandas da economia mundial.

Para o senador Geovani Borges (PMDB-AP), é preciso mostrar à sociedade que a atuação dos veterinários não se restringe aos cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda, convidado para compor a mesa da cerimônia, agradeceu à senadora e aos demais senadores pela oportunidade de mostrar ao país a importância da Medicina Veterinária, e destacou o problema da fome no mundo. “O profissional tem um papel fundamental nessa questão. Ele deve se preocupar em estabelecer produção de alimentos com qualidade e quantidade necessárias à população”, afirmou Arruda. “Este reconhecimento é fundamental. Os médicos veterinários estão cada vez mais conscientes e responsáveis”, complementou. Também lembrou a presença do secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná - CRMV-PR, médico veterinário Juliano Hoffmann, que representou na solenidade o presidente da entidade, Eliel de Freitas.

O diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Josélio de Andrade Moura, ressaltou a responsabilidade dos veterinários com a segurança alimentar e assinalou que eles prestam serviço inestimável à sociedade na atenção permanente à segurança alimentar, no controle de zoonoses e na realização de pesquisas biomédicas.

O secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná - CRMV-PR, médico veterinário Juliano Hoffmann, representou na solenidade o presidente da entidade, Eliel de Freitas. Para Hoffmann, foi uma honra estar no Senado Federal representando as médicas e médicos veterinários do Paraná. Também marcou presença no evento, o conselheiro federal Antônio Felipe Paulino de Figueiredo Wouk.

Veja mais fotos da homenagem