Primeiro Curso, no Brasil, Atualização para Professores no Ensino do Bem-Estar

Publicado em: 07/10/2011 12:10 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

Preocupado com a falta de ferramentas pedagógicas na ajuda para lecionar a matéria “Bem-Estar Animal”, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) resolveu inovar e desenvolveu um curso para professores sobre o assunto. Ele será ministrado de 07 a 11 de novembro na Universidade de Brasília.

”Essa é a grande novidade de 2011. O curso é considerado inédito no Brasil. É uma excelente iniciativa do Conselho. Os professores da área não encontram materiais de base para lecionar. Vamos disponibilizá-los. Serão cinco dias intensos de imersão sobre o assunto (40 horas), com 30 vagas“, afirma Alberto Neves Costa, presidente da Comissão de Ética e Bem-Estar Animal do CFMV (CEBEA) com o apoio do Conselho.

Os assuntos lecionados serão: Ferramentas Pedagógicas na Abordagem do Bem-Estar Animal; Interfaces do Bem-Estar e Ética Animal; Conceitos e Aplicações da Ciência do Bem-Estar Animal; Indicadores do Bem-Estar Animal; Ferramentas Cognitivas e Etológicas Usadas na Avaliação do Bem-Estar Animal; Procedimentos Médico-Veterinários Zootecnicos X Bem-Estar Animal; e Experiências e Estudos de Casos na Docência do Bem-Estar Animal.

As inscrições são gratuitas e limitadas. Mas haverá critérios de avaliação para os candidatos. Os interessados deverão apresentar: documento de comprovação de quitação com o CRMV; proposta descritiva que justifique a participação no curso (limite 02(duas) laudas); demonstração de anuência de instância acadêmica (ex.:Departamento, Centro, Instituição, outros) para liberação do docente; e Currículo. As despesas serão de inteira responsabilidade do candidato.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV