Rússia enviará missão ao Brasil para avaliar inspeção de carnes

Publicado em: 24/10/2011 12:08 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

Uma missão técnica do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) deve vir ao Brasil entre o fim de novembro e o início de dezembro. A viagem tem o objetivo de avaliar o sistema de inspeção nacional e visitar as empresas brasileiras habilitadas para exportar para o mercado russo.

A informação está contida numa nota técnica elaborada pelo secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, na qual avalia o impacto do embargo imposto pela Rússia às importações de carnes do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.

Segundo o secretário, antes da vinda da missão russa será realizada uma reunião do Grupo Técnico de Trabalho Brasil-Rússia em Assuntos Sanitários e Fitossanitários, para discutir o alinhamento dos critérios de equivalência a serem considerados na avaliação do sistema de controle veterinário brasileiro.

Em sua análise, Célio Porto comenta que as exportações de carne bovina para o mercado russo recuaram 25%; as de carne de aves, 42%; e as de carne suína, 88%, quando se compara o desempenho do mês passado com as médias registradas no trimestre anterior ao embargo imposto aos três Estados (março, abril e maio), que começou no dia 15 de maio.

Na nota, o secretário observa que a Rússia tem papel relevante para as carnes bovina e suína. "No primeiro caso, antes do embargo, o mercado russo respondia por 39% das exportações brasileiras."

O secretário comenta que a comparação dos números do comércio com a Rússia com os embarques totais mostra que os exportadores de carne bovina e suína conseguiram direcionar suas vendas para outros destinos.

Fonte: BeefPoint