Geral
CRMV-PR realiza fiscalização conjunta com SEAB e Vigilância Sanitária
Na sexta-feira (21/10), os agentes de Fiscalização do CRMV-PR realizaram fiscalização conjunta com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB-PR) e Vigilância Sanitária Municipal de União da Vitória. O trabalho foi feito após o recebimento de denúncia contra estabelecimento (loja agropecuária), que estaria comercializando produtos clandestinos (sem registro no MAPA), fracionados e até mesmo produtos proibidos, como o “chumbinho”.
No total, foram lavrados três autos de infração, um auto de apreensão e dois termos de fiscalização, e apreendidos mais de 70 produtos irregulares, entre eles 11 frascos de “chumbinho”. Esse produto não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. O agrotóxico albicarde (carbamato Aldicarb) figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50% dos “chumbinhos” analisados no Brasil, a outra metade são organofosforados diversos.
A Anvisa afirma que a matéria-prima para este produto vem de roubo de carga ou entrada ilegal de produtos químicos pela fronteira. Seu uso está relacionado intensamente a assassinatos, suicídios e mortes de animais e humanos por intoxicação acidental. Além das autuações feitas para a empresa, o médico veterinário responsável técnico poderá responder processo ético-profissional por permitir que o estabelecimento infringisse a legislação.
Participaram da fiscalização o fiscal do CRMV-PR responsável pelo Núcleo Regional de União da Vitória, Josemar Campos, e os médicos veterinários Ricardo Simon (chefe da Seção de Fiscalização do CRMV-PR), Flávia Ravanello (SEAB-PR) e Nicoli Schaefer (VISA municipal de União da Vitória).
Durante a semana, os agentes de fiscalização do CRMV-PR ainda verificaram três denúncias de exercício ilegal da medicina veterinária, nos municípios de Guaraniaçu, Dois Vizinhos e Pato Branco.
Fonte: Assessoria de Comunicação