Simpósio de Caprinos e Ovinos abre nesta terça-feira em Pato Branco

Publicado em: 25/10/2011 15:54 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

Será aberto nesta terça-feira (25), às 20 horas, no Centro de Eventos de Pato Branco (PR), o 3º Simpósio Sul-Brasileiro de Caprinos e Ovinos. O evento, que prossegue até o dia 28, tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais da assistência técnica e extensão rural, estudantes de ciências agrárias e criadores para debater os desafios técnicos e mercadológicos da cadeia produtiva desse segmento pecuário.

Realizado pela primeira vez na região Sudoeste do Paraná, o simpósio já recebeu mais de 300 inscrições, segundo André Finckler, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e membro da comissão organizadora. As inscrições permanecem abertas e podem ser feitas no endereço www.simposiosboc.com.br.

Finckler acrescenta que foram submetidos 58 trabalhos científicos, de pesquisadores do Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até de Cuba.

Programação

O destaque fica por conta de conferência da pesquisadora Érika Muela Garrido, da Universidade de Zaragoza (Espanha), que vai falar sobre a experiência da cooperativa Grupo Pastores, formada há 30 anos e que reúne mais de 1.200 criadores. Eles produzem carne de ovelha com denominação de origem, que é vendida em toda a Espanha e também exportada para diversos países europeus.

A palestra sobre as novas abordagens que a pesquisa vem desenvolvendo para o controle de verminoses, tema do pesquisador Marcelo Beltrão Molento, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também é um dos destaques do encontro.

A programação também contempla avanços técnicos relacionados ao bem-estar dos animais e efeitos da dieta sobre a qualidade da carne. No segmento destinado a temas de mercado, haverá palestras sobre lucratividade de diferentes arranjos de produção, linhas de crédito para criadores e importância do acompanhamento dos indicadores de preços.

Está previsto ainda um leilão de animais selecionados, curso de gastronomia (cortes comerciais e elaboração de pratos gourmet) e visita técnica à Fazenda Experimental do Iapar em Pato Branco, que mantém um rebanho de aproximadamente 400 caprinos de corte para atividades de pesquisa e melhoramento genético.

O 3º Simpósio Sul-brasileiro de Caprinos e Ovinos é uma promoção da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), por intermédio de suas vinculadas Iapar e Emater; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campi Pato Branco e Dois Vizinhos; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Prefeitura de Pato Branco; Sindicato Rural de Pato Branco; Núcleo de Médicos Veterinários de Pato Branco; Cooperativa Sudcarnes e Sociedade Rural de Pato Branco. Conta ainda com colaboração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal Paraná (IFPR) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Serviço:

3º Simpósio Sul-Brasileiro de Caprinos e Ovinos
Data: 25 a 28 de outubro
Local: Centro de Eventos de Pato Branco-PR
Inscrições: pela internet, no endereço www.simposiosboc.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IAPAR