Médico veterinário está inserido no NASF

Publicado em: 01/12/2011 10:08 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

A partir de agora qualquer município brasileiro poderá contar com médico veterinário entre os profissionais que podem compor os Núcleos de Apoio á Saúde da Família (NASF). A portaria nº 2.488/2011, que autoriza a inclusão deste profissional no NASF, foi publicada em 24 de outubro pelo Ministério da Saúde, no Diário Oficial da União.

Essa é uma vitória de todos os médicos veterinários, capitaneada pela Comissão Nacional de Saúde Oública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV), com o apoio de todos os conselhos regionais.

Com a determinação, as secretarias municipais de Saúde poderão incluir o médico veterinário em seus quadros de atuação na saúde da família. O médico veterinário tem profundo conhecimento sobre as doenças transmitidas e veiculadas por animais, as chamadas zoonoses. Portanto, é imprescindível a presença deste profissional, principalmente em regiões endêmicas atingidas por males como a leishmaniose, a leptospirose, a dengue, dentre outras.

Além desta atribuição, o médico veterinário contribuirá com o NASF em ações preventivas de benefício à saúde da população e na atenção em relação aos produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar. Para a classe dos médicos veterinários, a determinação do Ministério da Saúde abre um vasto campo de atuação.

O secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV-PR, Juliano Hoffmann, comenta que o CRMV-PR teve papel importante na conquista. “Em novembro do ano passado, representantes da entidade defenderam a inclusão do médico veterinário no NASF durante reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares) e, em dezembro do mesmo ano, a então senadora Gleisi Hoffman foi oficialmente apresentada ao tema, durante reunião na sede do Conselho, em Curitiba”, destaca.

Por intermédio de Juliano Hoffmann, a CNSPV/CFMV se reuniu com a senadora, em março de 2011. Após este encontro, a parlamentar fez um discurso no plenário do Senado sobre o assunto. Na ocasião, encaminhou ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, um ofício solicitando a inclusão do médico veterinário no NASF.

De acordo com Juliano, a atuação conjunta foi decisiva para a entrada do médico veterinário no NASF.