CNA entrega ao Ministério da Agricultura nova Plataforma de Gestão Agropecuária

Publicado em: 18/04/2012 12:47 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Presidente da CNA, Kátia Abreu, entrega ao ministro Mendes Ribeiro, o sistema que permitirá a integração dos registros e das movimentações dos rebanho

Credibilidade, transparência, agilidade na coleta de dados sobre o trânsito de bovinos e a integração de vários sistemas de controle, inclusive sanitário. Essas são as principais vantagens da nova Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que reunirá informações eletrônicas sobre o cadastro e o trânsito de bovinos em todo o território brasileiro, entre outras informações dessa cadeia produtiva. “A nova PGA oferecerá as condições necessárias para que o Brasil consolide sua posição de destaque como produtor e exportador de carne bovina”, afirma a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu. O Brasil foi o maior exportador de carne bovina em 2011, com 1,4 milhão de toneladas equivalente carcaça, segundo dados da Secex/MDIC, e o segundo maior produtor mundial, com 9,2 milhões de toneladas equivalente carcaça.

Em cerimônia na sede da CNA, hoje (quarta-feira, 18/04), em Brasília, a presidente da entidade entrega ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro, o sistema que permitirá a integração dos registros e das movimentações dos rebanhos. A integração dos sistemas dos Estados e a plataforma deverão ser realizadas  em até 60 dias. De acordo com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, a partir de 1º de julho de 2012, todas as Guias de Trânsito Animal (GTAs) precisarão ser eletrônicas, emitidas a partir do sistema que será disponibilizado a partir de agora. Os estados que já fazem esse controle de forma eletrônica terão que migrar as informações para o sistema, que será fornecido pelo governo federal.

Nessa primeira etapa, as Guias de Trânsito Animal (GTAs) emitidas pelos estados deixarão de ser preenchidas manualmente e passarão a ser feitas por meio eletrônico. Todas as informações referentes ao rebanho brasileiro serão centralizadas no MAPA, garantindo agilidade no processo de elaboração de políticas de apoio ao setor e a interrupção do trânsito de bovinos entre regiões e estados, no caso de problemas sanitários. Além da Base de Dados Única (BDU), a nova PGA também abrigará outros dois módulos, com informações sobre o Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e o Sistema de Informações Gerenciais do Sistema de Inspeção Federal (SIGSIF). Esses dois sistemas serão lançados até o final de 2012.

Cooperação

O acordo de cooperação que permitiu o desenvolvimento de programas e sistemas voltados para o setor pecuário foi fechado pela CNA e MAPA em outubro de 2009.  Desde então, a CNA e o governo federal tem elaborado as diretrizes da PGA, modelos que estão sendo apresentados, também, aos países importadores de carne brasileira. “As exportações brasileiras de carne cresceram quase 300% nos últimos 20 anos e temos condições de produzir mais, de forma sustentável, e de ganhar novos mercados, mas para isso precisamos de um sistema moderno e ágil”, afirmou a senadora Kátia Abreu.

Os médicos veterinários Juliano Hoffmann e Felipe Pohl, secretário-geral e tesoureiro do CRMV-PR, respectivamente, participaram da solenidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA