1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Município de Cascavel conquista adesão ao SISBI


Publicado em: 11/01/2012 11:59 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

 


Cascavel é o primeiro município do Paraná credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a receber a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou, no dia 20 de dezembro de 2011, a Portaria nº 228, que reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Município de Cascavel, para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), e determina que o município de Cascavel passe a fazer parte no cadastro geral do DIPOA/SDA do MAPA.

A data passou a ser histórica para o Serviço de Inspeção do Município de Cascavel que há quatro anos realiza intensas atividades na inovação do setor de inspeção, na melhoria da estrutura e no funcionamento dos estabelecimentos indicados para fazer parte do SISBI.

O Serviço de Inspeção de Cascavel foi criado em 1997 pela necessidade dos pequenos e médios produtores em legalizar a produção agroindustrial e de facilitar a comercialização de seus produtos de forma inspecionada. Na época, os produtos elaborados eram, principalmente, embutidos e queijos.

Atualmente pelo SIM/POA, encontram-se certificados 78 estabelecimentos, entre abatedouros de bovinos, suínos, ovinos, caprinos e aves, laticínios, fábricas de embutidos e defumados, distribuidoras de carnes, entrepostos de frios, entrepostos de mel, granjas e entrepostos de ovos e supermercados que realizam o autoserviço.

Em 2008, a Secretaria de Agricultura do município de Cascavel, por meio de ofício, solicitou ao MAPA a realização de auditoria para adesão do Serviço de Inspeção ao SISBI. A primeira auditoria foi realizada ainda naquele ano. Foram analisados documentos, estrutura, equipamentos, veículos e quadro técnico.
Durante este período, os médicos veterinários da Secretaria da Agricultura se empenharam para adequar as atividades e sanar as deficiências indicadas pelos auditores do Ministério da Agricultura.
Foram orientações que incluíam a elaboração de um plano contra a fraude econômica, um cronograma de atividades de inspeção, adequação da legislação referente a análises físico-químicas e microbiológicas de produtos, treinamento, capacitação de técnicos, lotação de médicos veterinários, além da adequação dos procedimentos administrativos.

De 2008 a 2011 foram adotadas as ações corretivas necessárias ao Sistema e priorizada a participação dos técnicos em treinamentos nas áreas de Inspeção em abatedouros com inspeção federal de bovinos, suínos e aves. Também foram realizadas, juntamente com Serviço de Inspeção do Estado, SIP/POA, e a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) cursos de Abate Humanitário e Bem-Estar Animal. Em 2010, foram realizados treinamentos em rotulagem e registro de produtos, em parceria com Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) e o Serviço de Inspeção do Paraná.

Em 2009, o SIM/POA indicou ao MAPA, cinco empresas para serem auditadas pelo SISBI/POA, sendo um abatedouro, três laticínios e uma distribuidora de carne.

No período de 2009 e 2010, os auditores do MAPA realizaram auditorias operacionais nestes estabelecimentos. Na primeira foram repassadas orientações quanto às adequações necessárias tanto na estrutura física como funcional. A segunda para verificação da operacionalidade dos sistemas, dos procedimentos e padronização das atividades, desta forma, os auditores constataram se as mesmas encontravam-se aptas para adesão ao SISBI/POA.

A certificação das empresas permite maior incremento à produção de matéria-prima, o desenvolvimento das atividades agropecuárias, geração de emprego e renda. Além da expansão do agronegócio e das vendas para todo país.

O SISBI

O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) que autoriza estados e municípios a inspecionarem alimentos para circulação nacional. Para se integrar ao SISBI é necessário seguir os métodos e possuir estrutura para atuar como um braço do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
O reconhecimento por parte da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária possibilita que as empresas de Cascavel cadastradas no Serviço de Inspeção sejam incluídas nesse sistema. Elas poderão vender seus produtos para outras localidades do país, desde que tenham os mesmos princípios e inspeção sanitária reconhecidos pelo SISBI.

É importante a abertura de oportunidades para o incremento da produção da agroindústria local, e que seus produtos sejam comercializados em outras regiões do país.

Há um grande interesse, por parte das agroindústrias do município, para adesão ao SISBI, elas poderão aumentar a produção, agregar maior valor e acesso a novos mercados, vendendo seus produtos em todas as regiões do estado e demais localidades do país.

É importante destacar que não são apenas os benefícios econômicos obtidos pela adesão, a grande vantagem será verificada também na melhoria da saúde pública. A estrutura técnica implantada no sistema possibilita uma maior fiscalização na produção e na comercialização dos produtos inspecionados e ao combate aos produtos clandestinos. O compromisso com a produção agroindustrial, a manutenção da qualidade dentro das normas sanitárias, possibilita a oferta de produtos confiáveis para ao consumidor.

SUASA

O Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) opera em conformidade com os princípios e definições da sanidade agropecuária, incluindo o controle de atividades de saúde, sanidade, inspeção, fiscalização, educação, vigilância de animais, vegetais, insumos e produtos de origem animal.
Como parte do SUASA, está incluso o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). O objetivo do Sisbi é promover a harmonização e padronização de procedimentos de inspeção de produtos de origem animal entre o serviço de inspeção federal, estadual e municipal, de maneira que os procedimentos e organização da inspeção se façam por métodos universalizados e aplicados equitativamente em todos os estabelecimentos inspecionados.

Fonte: Assessoria de Comunicação e João Carlos Koehler, médico veterinário do SIM/Pode Cascavel-PR

 

Galeria

Voltar
Top