Geral
Projeto institui Dia Estadual de Combate à Crueldade contra Animais
O crescimento de ocorrências de crueldade contra animais preocupa o deputado Marcelo Rangel (PPS), cenário que o levou a apresentar na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 561/11. Essa proposição institui no calendário oficial o Dia Estadual de Combate à Crueldade contra Animais, a ser comemorado anualmente no dia 10 de dezembro.
“O que se pretende com a proposta é estabelecer um momento especial para que seja promovido o combate a qualquer tipo de crueldade contra animais, levantando-se mais discussões em torno deste tema e visando a promoção enfática do combate a este tipo de barbaridade”, afirma Rangel. Na data escolhida como o Dia de Combate a Crueldade contra Animais é também comemorado o Dia Internacional dos Direitos dos Animais.
Conscientização
“Pretendemos que nesta ocasião sejam promovidas manifestações e discussões para conscientização da importância deste tema. Além de trazer ao debate outros aspectos como, por exemplo, a legalidade de eventos populares que utilizam animais para o entretenimento do público. Queremos ainda estabelecer uma legislação mais contundente contra quem pratica esse tipo de violência”, acrescentou o deputado. Ele manifestou também sua preocupação com o crescimento de notícias sobre o abandono de animais de estimação, especialmente de cães e gatos.
No ano passado, ao falar da aprovação do projeto de Rangel pelos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado Rasca Rodrigues (PV) elogiou a iniciativa: “Com certeza este dia (10 de dezembro) será uma data de grande reflexão no estado do Paraná. Espero que possamos instituir a partir deste dia eventos que criem e massifiquem uma consciência de proteção a todo tipo de animais. Proteger os animais é proteger a vida”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa