Palestra sobre vigilância sanitária de alimentos abriu o 4º Encontro de Inspeção

Publicado em: 13/04/2012 10:01 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Começou na quinta-feira (12), o 4º Encontro de Inspeção Sanitária e o 1º Encontro de Saúde Pública, promovido pela Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária (SPMV) – Núcleo Centro Oeste, no Centro Cultural Mathias Leh, no distrito de Entre Rios.

O evento iniciou pela manhã com um minicurso sobre inspeção de produtos cárneos. A abertura oficial aconteceu às 13h30. O vice-presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Anton Gora, abriu o evento enfatizando a importância do encontro para difundir informações técnicas aos veterinários, que são quem garante a qualidade dos produtos da região.

No período da tarde, foram ministradas três palestras, a primeira, com Andrea Barbosa Boanova, autoridade sanitária da subgerência de alimentos – Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISASP), que explanou sobre a organização e as ações da vigilância sanitária de alimentos na cidade de São Paulo; logo após, a professora Elzira Jorge Pierre, do DEFIS-PR, discorreu sobre a situação da Raiva dos Herbívoros no Estado do Paraná. O evento fechou com uma mesa redonda sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI).

O presidente do SPMV – Núcleo Centro Oeste, Adriano Torres Carrasco, destacou a relevância do encontro não só para veterinários da região, mas para toda a sociedade. “Os veterinários que fazem a inspeção ajudam a prevenir doenças, tanto em animais como em seres humanos. É preciso ter esse tipo de discussão, porque geralmente essa é uma área deixada em segundo plano, mas de extrema importância, porque lida com a vida das pessoas.”

A primeira palestrante do dia, Andrea Barbosa também comentou sobre a importância do encontro na formação de profissionais que irão atuar no mercado de inspeção sanitária. “Para essa região de grande produção agropecuária, a formação de profissionais em inspeção sanitária é fundamental”, destacou.

Fonte: Sindicato Rural de Guarapuava