Comissão de controle da raiva define agenda temática de discussões

Publicado em: 16/05/2012 11:01 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Reunião da Comissão Permanente de Controle da Raiva - Foto de Venilton Kuchler/SESA

A Comissão Permanente de Controle da Raiva definiu a agenda que lista os principais assuntos que serão abordados pelo grupo no decorrer deste ano. Foram estabelecidos oito pontos prioritários que necessitam de atenção especial para melhorar a qualidade da vigilância e controle da raiva no Paraná.

A agenda de 2012 prevê discussões em torno de assuntos como o tratamento antirrábico e a segurança dos profissionais de saúde; a viabilização de um trabalho permanente de educação em saúde; o planejamento das campanhas de vacinação em regiões de risco; a ampliação do diálogo com o governo federal para analisar a situação da raiva nos países vizinhos ao Paraná; o reforço no monitoramento da raiva em todos os municípios do Estado e a realização de um estudo detalhado sobre o manejo dos animais, respeitando as legislações vigentes de proteção à fauna.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, é necessário dar mais visibilidade às informações relativas à raiva, pois o vírus ainda circula entre os animais e o perigo de noos casos em humanos é iminente. “O principal papel do grupo é articular ações integradas que sensibilizem gestores, profissionais de saúde, produtores do setor pecuário e população em geral para a importância da vigilância constante dessa doença”, explicou.

Comissão

Este foi o segundo encontro da comissão, que reúne órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade, como conselhos regionais de Biologia, Medicina Veterinária, universidades e órgãos de controle social. Os trabalhos foram iniciados em março e já desencadearam uma série de ações voltadas ao controle da raiva.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento está à frente das ações na área rural. A Agência de Defesa Agropecuária-PR, vinculada à Seab, promove um trabalho educativo junto aos produtores rurais abordando a importância da vacinação de seus animais e da vigilância de morcegos hematófagos em suas propriedades. A Seab também monitora os abrigos desses morcegos que oferecem perigo a população animal.

Já o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está mapeando as regiões endêmicas para raiva de herbívoros em todo o Brasil. Com isso, o trabalho das equipes de saúde tem um direcionamento mais eficaz dando prioridade às áreas vulneráveis ao risco de ocorrência de raiva.

O CRMV-PR é representando na Comissão pelo médico veterinário Angelo Garbossa Neto.

Números

Também foram apresentados os casos de raiva em animais registrados no Paraná neste primeiro trimestre de 2012, com atenção especial a regional de Londrina (17ªRS) onde houve um aumento no número de notificações. No Estado foram confirmados 58 casos distribuídos em 27 municípios.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná