Geral
Comissão de Controle Animal é criada em Araucária
Comissão visa propor ações para minimizar problemas causados por animais de rua - Foto de Carlos Poly/ACS
Araucária instituiu uma Comissão Especial de Controle de Animal, que irá se reunir periodicamente para propor ações e verificar maneiras de minimizar os problemas causados por animais de rua, principalmente os que trazem algum risco à população, por meio de doenças ou agressividade.
Representantes das secretarias municipais de Saúde, de Agricultura, Meio Ambiente e Segurança Pública farão parte da comissão. “Por enquanto precisamos avaliar a situação atual. Devemos mapear a estrutura que temos e a que iremos precisar, definir como as secretarias poderão auxiliar, e assim, designar incumbências por meio de um protocolo de ações”, comenta o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Jessé Henrique Truppel.
A cidade já realiza campanhas de posse responsável, proporciona atendimento clínico para animais não abandonados, realiza trabalhos de castração, vacinação e feiras de adoção. No entanto, a demanda para sanar essa questão tem sido grande e por isso as estratégias para lidar com a situação serão discutidas.
“A ideia é tentar reduzir os problemas maiores, mas a população também pode colaborar. Sugerimos a posse responsável, que as pessoas não abandonem os animais e que não os deixem fugir, porque geralmente os cães que fogem acabam avançando em desconhecidos. Também há a possibilidade de adoção de animais em vez de compra. Todos podem ajudar”, finaliza.