CRMV-PR começa ajustar manual de RT para área avícola

Publicado em: 03/07/2012 11:01 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Reunião na sede do CRMV-PR sobre manual de Rt na área agrícola

O CRMV-PR, em parceria com a Apavi - Associação Paranaense de Avicultura, o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a SEAB-PR - Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, inicia discussões para revisar e ajustar o Manual de Orientações e Procedimentos de Responsabilidade Técnica – RT para a área de aves e ovos. As modificações se fazem necessárias em virtude das legislações vigentes em relação à avicultura de postura.

Em reunião realizada na sede do Conselho, foi discutida a legislação pertinente à responsabilidade técnica nos estabelecimentos avícolas, como fábricas de conserva de ovos, entrepostos de ovos e granjas avícolas, enfocando as atividades que podem e devem ser contempladas como responsabilidade técnica do médico veterinário.

Participaram da reunião Eliel de Freitas, presidente do CRMV-PR, Guilherme Sérgio Gonçalves e Paulo Borba, respectivamente, presidente e membro da Comissão de RT; Ricardo Simon, coordenador da Fiscalização do Conselho, Arnaldo Cortez, presidente da Apavi, Juliana Bressan e Wanise Donk, fiscais federais do Mapa, e Eric Messias, Hernani Melanda e João Teotônio da SEAB-PR.

O encontro contou com a presença dos profissionais especializados na área Geraldo Hayashi, Américo Sazaca, Carlos Alberto Sannomiya, Adriano Toshio Hayashida e Thiago Bianchesi, médicos veterinários autônomos (RTs), que se prontificaram a apoiar o CRMV-PR e a Apavi, oferecendo seus conhecimentos técnicos.

Ao propor a realização do curso de capacitação e treinamento para médicos veterinários que atuarão neste setor a partir de julho de 2013, a Comissão de RT do Conselho visa ao aprimoramento do trabalho. O presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas, que já sinalizou favoravelmente à iniciativa, deve avaliar criteriosamente com sua diretoria e conselheiros para que a medida seja submetida à plenária.