Seminário apresenta proposta de revitalização da pecuária de corte no Paraná

Publicado em: 05/07/2012 10:13 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Zootecnista José Antônio Garcia Baena

Com intenção de discutir a modernização da bovinocultura de corte no Paraná, o Núcleo Regional de Guarapuava da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) promoveram em Guarapuava nessa quarta-feira, 4 o Seminário Regional de Pecuária de Corte.

O evento foi realizado com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, no anfiteatro da entidade que reuniu a sociedade produtora de carne da região, médicos veterinários, além de outros orgãos representativos da cadeia produtiva da pecuária de corte no Estado.

Os palestrantes foram o coordenador de pecuária de corte do Instituto Emater Paraná, Luiz Fernando Brondani, o zootecnista da SEAB- Curitiba, José Antônio Garcia Baena e o médico veterinário da Deral- SEAB, Fabio Zago.

Brondani explica que a SEAB e EMATER irão realizar seis seminários para apresentar o novo projeto do governo Carne Paraná que tem como meta aumentar o rebanho e trabalhar com todos os elos da cadeia produtiva. “Já passamos em Londrina, Maringá, agora estamos em Guarapuava e ainda vamos para Ponta Grossa, Umuarama e Cascavel. Vamos desenvolver as práticas antes, depois e dentro da porteira, a indústria, o varejista, atacadista e o consumidor, todos serão contemplados com algo. Com isso pretendemos revitalizar o rebanho de gado de corte do Estado que hoje está declínio. Temos praticamente um terço a menos do que nos anos 90, estamos com 6 milhões de cabeças e já tivemos com 9,5 milhões” explica.

Durante o seminário o zootecnista da SEAB, Baena fez um diagnóstico da realidade da produção de carne no Paraná e destacou que o projeto tem metas para serem concretizadas em 10 anos. “O nosso foco é aumentar a produtividade com carne de qualidade. A visão de futuro do projeto para o Paraná não é sermos os maiores, mas sim os melhores”.

O chefe regional da SEAB Guarapuava, Itacir Vezzaro enfatizou a importância do evento. “Acredito que primeiramente temos que buscar informação para depois trabalhar com planejamento. Essa é uma oportunidade dos pecuaristas e da indústria discutir o projeto e apresentar suas sugestões para aprimorarmos a cadeia com os pés no chão e alcançarmos resultados efetivos”.

Projeto Carne Paraná

O projeto foi desenvolvido em 2011 por um grupo de técnicos da SEAB e EMATER que realizou um diagnóstico da cadeia produtiva da pecuária de corte no Paraná. O coordenador do Instituto Emater, Brondani explica “fomos a campo entender o que anda de errado na cadeia da carne, que é muito complexa. No final do ano passado apresentamos a iniciativa para o grupo de agronegócios do Estado e nos deram o aval. Depois foi exposto para as universidades e outros órgãos tiveram a oportunidade de contribuir. Agora estamos na última etapa para validar o projeto que é apresentar para a sociedade pecuarista e produtora em geral”.

Fonte: Sindicato Rural de Guarapuava