Solenidade de abertura do Zootec contou com 2 mil pessoas

Publicado em: 15/05/2012 11:34 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Cerca de duas mil pessoas de todos os estados do país e o Distrito Federal, de diversos países e autoridades relacionadas ao segmento participaram ontem (13) da cerimônia de abertura do Zootec 2012, ocorrida no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O ponto alto da solenidade foi à apresentação das delegações estaduais que inovaram mostrando a cultura de cada região e a execução do hino nacional que teve a participação dos cadetes da polícia militar de Mato Grosso, conduzida pelo som de uma viola de cocho, instrumento de musicalidade e identidade cultural do povo mato-grossense.

Entre as entregas de prêmio, o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Mato Grosso – CRMV-MT, através do presidente da autarquia, Verton Silva Marques e o convidado especial, o médico veterinário e deputado Ademir Brunetto, agraciaram quatro profissionais do estado com o Prêmio Zootechnie. Receberam o prêmio os zootecnistas: Lucien Bezi da Freiria, Alexandre Agostinho Mexia, Paulo de Tarso Souza e Luciano da Silva Cabral.

Para o presidente do CRMV-MT, o destaque foi uma justa homenagem do conselho aos profissionais que desenvolvem diversas atividades para o crescimento da zootecnia no estado. “São profissionais que merecem o destaque pela dedicação em seus serviços, geração do conhecimento, formação de competência, entre outras atribuições que engrandecem a profissão de zootecnista, tão importante para a nossa segurança alimentar”, frisou.

Vale ressaltar que foram entregues 18 prêmios aos trabalhos selecionados pelos diretores de programação científica, constituídos pelo zootecnista doutor Joanis Tilemarros Zervudakis que é presidente da Comissão de Ensino de Zootecnia do CRMV-MT. E, os prêmios: “Qualy Jr”’, Prêmio “Octavio Domingues” do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia; homenagens, entre outros destaques.

O encerramento da solenidade foi realizada pelo Grupo Flor Ribeirinha, da comunidade São Gonçalo Beira Rio, que foi fundada no século 18 em território indígena. A comemoração do dia do zootecnista foi marcada por um coquetel com baile dançante. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), UFMT em conjunto com as escolas de zootecnistas mato-grossenses e contou com o apoio do CRMV-MT, entre outras entidades e instituições.

Fonte: CRMV-MT