Congresso debate importância do médico veterinário no NASF

Publicado em: 11/06/2012 11:18 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Para uma ação direta com os Secretários Municipais de Saúde, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) está participando do 28º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), acontece até quinta-feira (14), em Maceió (AL).

O objetivo do CFMV é evidenciar a importância da participação dos Médicos Veterinários nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A composição da equipe local do Nasf é definida pelos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade locais. A partir de 2011, com a inclusão do Médico Veterinário no Nasf, os secretários de saúde municipais podem incluí-los nas equipes multidisciplinares.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família foram criados por meio da Portaria GM/MS n° 154, de 24 de janeiro de 2008, e reformulada pela Portaria GM/MS n° 2.488, de 21 de outubro de 2011. Eles são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Unidades de Atenção Básica, contribuindo para a integralidade do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: CFMV