Curso destaca o uso da ultrassom para diagnóstico em equinos

Publicado em: 11/06/2012 11:28 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

O Grupo de Estudos em Medicina Equina (GREMEQ) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu na semana passada o primeiro curso de Ultrassonografia Clínica em Guarapuava.

O evento teve como foco repassar para acadêmicos e veterinários a utilidade da ultrassonografia como uma ferramenta de diagnóstico clínico em equinos e, sobretudo, ensinar a realizar na prática como o equipamento funciona.

De acordo com a professora do departamento de medicina veterinária, Karen Regina Lemos, o uso da ultrassonografia na clínica ainda não é comum na região, por isso essa foi a abordagem principal.

O curso foi ministrado pelo veterinário Prof. Doutor Carlos Eduardo Wayne Nogueira, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele é coordenador do grupo de pesquisas Clineq e tem mais de 20 anos em experiência em reprodução, clínica médica de equinos e diagnóstico por imagem.

Segundo Nogueira, a ideia é incentivar os futuros veterinários a utilizar o ultrassom no dia a dia “A ultrassonografia é usada desde os anos 80 no Brasil e historicamente sempre foi utilizada em reprodução. Muitos colegas têm o aparelho, mas fazem um uso muito limitado”.

No primeiro dia, o treinamento iniciou pela parte teórica no período da manhã. À tarde e a terça-feira foram dedicadas à prática. Segundo o professor, o aluno só aprenderá se ele mesmo realizar as imagens. “A intenção é que ele pratique muito, e a minha preocupação é ensinar a usarem da forma mais adequada”. Nogueira enfatiza que a ultrassonografia deve ser um item complementar no diagnóstico, pois o profissional precisa ter vivência clínica e saber interpretar as imagens. “O equipamento vai agregar conhecimento e bagagem dele de clínica, mas não é um método de diagnóstico isolado. Aliás, caso não haja conhecimento, a ultrassonografia pode se tornar um complicador, porque se não houver interpretação as imagens enganam”.

A acadêmica do 5º ano de Medicina Veterinária, Hanna Carolina Prochno tem interesse de seguir uma especialização em equinos e destaca a importância desse curso em sua formação profissional. “Eu acho fundamental porque estou no último ano e como faço estágios em outros lugares vejo que é necessário esse conhecimento. E como é uma técnica nova, podemos disseminar o nome da Universidade em outros lugares a partir desse conhecimento. Eu quero trabalhar com área locomotora dos cavalos, então para mim foi muito útil. Além disso, é mais um diferencial na Unicentro, pois prestamos atendimentos aqui enquanto muitos levam os animais para Curitiba e Londrina, por exemplo”.

Nogueira diz acreditar que esse trabalho refletirá a médio prazo e fará com que mais pessoas estejam capacitadas na área de equinos no país. “O cavalo tem um mercado interessante no Brasil e o setor primário, de uma forma geral, tem se desenvolvido, assim esse tipo de conhecimento terá cada vez mais demanda de profissionais. Além disso, o cavalo tem um valor de mercado e, sobretudo, um valor sentimental”.

O I Curso de UItrassonografia é uma realização da Unicentro, Centro Acadêmico de Medicina Veterinária e Grupo de Estudos de Medicina Equina, com apoio do Sindicato Rural de Guarapuava.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Guarapuava