Médicos veterinários assumem responsabilidade técnica dos biotérios

Publicado em: 16/07/2012 10:09 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), instituiu aos profissionais Médicos Veterinários, devidamente registrados no Conselho Regional de sua unidade federativa, a responsabilidade técnica pelos laboratórios de pesquisa e experimentação animal. A medida foi divulgada na última terça-feira, em Brasília, após a publicação da Resolução Normativa nº 6, de 10 de julho de 2012.

Para o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, a resolução atende a uma preocupação antiga do Conselho. “Essa orientação do Concea cria um espaço importante e necessário para a profissionalização dos Médicos Veterinários e reconhece a importância da segurança e responsabilidade na assistência aos animais, do bem-estar e dos cuidados veterinários”, afirma.

No entanto, Arruda alerta para a importância na formação e capacitação de profissionais especializados. Em reunião realizada essa semana, no Rio de Janeiro, o presidente do CFMV levou a questão ao coordenador e representantes da Federação das Sociedades de Biologia Experimental do Concea Marcelo Marcos Morales. “Temos o objetivo de estabelecer uma parceria entre o CFMV e o Concea para tratar de temas e assuntos de interesse dentro do Bioterismo. Sem dúvida, essa questão da profissionalização de Médicos Veterinários será trabalhada em conjunto”, finaliza.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)